Registro Geral – Porsche no MS, Rodoviária recebe 500 mil viajantes, Carolina Kasting, Tarifa Zero em Paracambi, Fecomercio-RJ e América, Yachtmax, Folia nos Shoppings RJ e SP, Dako, Prêmio Jabuti e muito mais

194
Inauguração do Espaço Porsche em Campo Grande MS (Foto: Renan Gimenes)
Inauguração do Espaço Porsche em Campo Grande MS (Foto: Renan Gimenes)

PORSCHE – A Porsche inaugurou o primeiro showroom no estado do Mato Grosso do Sul, neste mês de fevereiro, em Campo Grande, dando prosseguimento ao plano de expansão de atividades no Brasil. Esse é o 15º ponto de venda da marca de superesportivos de luxo no país. Agora, os sul-mato-grossesnses também poderão conferir de perto modelos novos e icônicos da fabricante alemã, como o Porsche 911 e o elétrico Macan 4. Com investimento de cerca de R$ 35 milhões, a Porsche chega a Campo Grande pelas mãos do Grupo Bamaq, que já atua como concessionário autorizado em Belo Horizonte e Salvador. O showroom, chamado de Espaço Porsche, será temporário e ficará em atividade até a conclusão da primeira concessionária, prevista para meados de 2026, consolidando o crescimento da marca no Centro-Oeste.

RODOVIÁRIA DO RIO – A Rodoviária do Rio, 2º maior terminal rodoviário da América Latina, se prepara para uma grande circulação de turistas e passageiros durante o feriado de Carnaval 2025. Entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, o terminal deve movimentar 500.404 viajantes entre embarques e desembarques. O número deve representar um aumento de 1,5% nas viagens de ônibus pela rodoviária em relação ao Carnaval de 2024. O dia com maior número de viagens será a sexta-feira (28/2), com 32.867 embarques e 33.495 desembarques. Para atender esta demanda, as 39 empresas de ônibus que operam no terminal disponibilizaram uma frota de 16.485 veículos, incluindo 4.244 ônibus extras. Para incentivar as vendas antecipadas e oferecer maior comodidade a concessionária lançou uma promoção especial: 10% de desconto em todas as passagens adquiridas no site oficial (www.rodoviariadorio.com.br) até o dia 10 de março, utilizando o cupom RIOFOLIA.

CAROLINA KASTING – A multiartista Carolina Kasting apresenta sua produção na nova mostra que ocupa o Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro. A exposição individual “Ser corpo muitos verbos” inaugura dia 19 de março e reúne obras produzidas ao longo dos 20 anos de carreira da artista, que apresenta uma narrativa com tessituras que unificam sua poética como uma das mais profícuas na arte contemporânea brasileira. Kasting investiga temas relacionados ao feminino, à memória, ao apagamento e/ou a (in)visibilidade feminina atravessados por questões decoloniais e feministas. A partir da materialidade do corpo a artista cria (auto)narrativas convidando o público a pensar sobre a vida e o cotidiano. Seja pela performance, pela fotografia, pela pintura gestual e/ou pelo vídeo, a exposição apresenta possibilidades de o público promover conexões diretas com as obras sendo cúmplice junto ao pensamento da artista, mas, também, expandindo diferentes reverberações das obras. A curadoria da exposição é assinada por Amanda Leite e Cota Azevedo, da PLURAL. Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ) Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h. Entrada: Gratuita

TARIFA ZERO PARACAMBI – Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, a Prefeitura de Paracambi estenderá o horário dos ônibus do município, batizados de Curió, até 1h30 da manhã. A circulação normal dos ônibus, que têm tarifa zero desde 2023, é até às 22h30. A iniciativa visa proporcionar maior acessibilidade e segurança para os foliões que desejam aproveitar as festividades na cidade. A decisão foi tomada pelo Secretário de Transportes Carlos Alberto Callegaris, conhecido como Kaku, após uma reunião no último dia 17 com Mallu Côrtes, do movimento Tarifa Zero RJ. Na ocasião, o movimento Tarifa Zero RJ apresentou o manifesto “Folia sem Catracas”, que reforça a necessidade de garantir o direito à cidade e à mobilidade durante o período carnavalesco, assegurando que toda a população possa desfrutar da festa sem barreiras no transporte.

Espaço Publicitáriocnseg

DOM ATACADISTA – Dando sequência ao seu plano de expansão no estado do Rio de Janeiro, o DOM Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento de atacado e varejo no Estado e do país, atualmente com 21 unidades, irá inaugurar sua primeira loja em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade tem inauguração prevista para o dia 13 de março e estará localizada na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, 570, no bairro Colubandê. Com uma área de vendas abrangendo 6000 m², contará com 23 caixas checkouts, proporcionando aos clientes uma experiência de compra eficiente e ágil e o amplo estacionamento, composto por 250 vagas, oferecerá conveniência desde a chegada. Esta nova operação vai gerar mais de 300 empregos na região, diretos e indiretos.

PARCERIA – A Fecomércio RJ e o América Football Club renovaram, nesta segunda-feira, a parceria que estabeleceram em fevereiro de 2024. A federação continuará estampando nos uniformes do alvirrubro a sua logomarca. A renovação da parceria foi assinada pelos presidentes da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e do América, o senador Romário.

WILSON SONS – A Wilson Sons registrou importante resultado no ganho de eficiência operacional no Tecon Santa Clara, em 2024. O terminal hidroviário, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, concluiu o último ano com aumento de 3% na movimentação de contêineres em comparação a 2023. O segmento com maior representatividade no resultado foi a exportação, seguido da importação e cabotagem. Ao todo, foram mais de 52 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no período. As principais cargas que contribuíram para este aumento foram produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira, que juntas representam 67% do total no terminal, em 2024. As principais cidades de origem foram Triunfo, Gravataí, Taquari e Garibaldi, respectivamente. Bélgica, China, Chile, Índia e Peru foram os principais destinos.

YACHTMAX – Sofisticados modelos de iates do grupo italiano Ferretti e da OKEAN Yachts serão apresentados no dia 1º de março em evento exclusivo no litoral do Rio de Janeiro pelo revendedor das marcas no país, a YACHTMAX. Destaque para a exibição inédita no estado do modelo Rivamare 38, da lendária marca Riva, que atrai astros mundiais e que já foi “estrela” em grandes produções cinematográficas. Outros produtos de luxo como carros Ferrari, helicóptero Agusta e casas assinadas por renomados arquitetos serão mais atrativos aos convidados. O evento conta com apoio da Porto Bracuhy Imóveis, Artefacto, Ferrari São Paulo – oficial Ferrari dealer, Agusta, Gatolin (cervejas Blue Moon e Sol Zero), Seabob e Mistral.

MOËT & CHANDON – Associada às vitórias de campeões lendários, como Sir Jackie Stewart, Ayrton Senna, Nikki Lauda, Alain Prost, Mika Häkkinen e Michael Schumacher, a Moët & Chandon- marca referência em champagne, tem o prazer e o entusiasmo de retornar como a bebida oficial da Fórmula 1®, estando presente nas comemorações do pódio. A marca também será parceira titular no Formula 1 Moët & Chandon Belgian Grand Prix 2025, corrida que tem um significado especial: O evento acontece perto dos terroir da maison, na região de Champagne, conhecido por suas curvas lendárias, imprevisibilidade e paisagens de tirar o fôlego. A temporada 2025 acontece entre os dias 16 de março e 7 de dezembro, com 24 corridas, tendo início na Austrália.

LACTOTROPIN – A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., e a Union Agener firmaram novo acordo pelo qual a MSD Saúde Animal será a distribuidora global exclusiva da somatotropina bovina recombinante LACTOTROPIN em todos os mercados, com exceção do México, África do Sul e Estados Unidos. No Brasil, a companhia será co-distribuidora com a Union Agener. LACTOTROPIN é utilizado para aumentar a produção de leite em vacas a partir de 60 dias pós-parto, oferecendo mais eficiência e produtividade para os produtores. A solução atua diretamente na partição de nutrientes e indiretamente como estímulo para maior produção de leite. E ajuda as vacas a manterem altos níveis de produção de leite durante a lactação. O produto complementa o portfólio abrangente de soluções da MSD Saúde Animal para gado leiteiro e permite que a empresa continue fornecendo as soluções de saúde que são importantes para os clientes melhorarem o bem-estar, a prevenção e a produtividade.

ÁGUIA BRANCA – A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, registrou um aumento na venda de passagens durante este primeiro bimestre de 2025. Além de ter um aumento de 15,5% nas viagens de janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, a companhia atingiu mais de 95% da expectativa das vendas de bilhetes para todo o Carnaval, segundo levantamento realizado pela empresa. Com mais de 39 mil bilhetes já vendidos para o período festivo do Carnaval, a Águia Branca reforçou suas operações com 821 ônibus extras para atender à alta demanda. Vitória (ES), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) despontam como os destinos mais procurados. Para atender a alta demanda, a Águia Branca já disponibilizou 821 ônibus extras para reforçar as partidas dos principais trechos. As rotas que mais receberam reforço incluem São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), que somam 224, 206 e 163 ônibus adicionais, respectivamente.

CAMINHÃO PIPA ELÉTRICO – A XCMG Brasil lança no mercado nacional o primeiro caminhão pipa 100% elétrico desenvolvido para atender os mais altos padrões técnicos com eficiência e segurança da operação. Os dois modelos, com capacidade volumétrica de 25.000 e 50.000 litros, foram apresentados ao mercado nacional em uma ação conjunta XCMG e Impacto Implementos e Máquinas, no último dia 20, em Jaú, São Paulo. Desde 2004, a Impacto disponibiliza equipamentos para manutenção e serviços em diversas áreas. Basicamente, os novos caminhões pipa 100% elétricos são destinados ao transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e controle de incêndio, informou Ricardo Senda, gerente de Elétricos, durante o evento de apresentação dos produtos. Fabricados em veículos fora de estrada e rodoviário (XDR80TE e E7-29R), os dois caminhões pipa irão atender os segmentos sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento.

FOLIA NOS SHOPPINGS – Fashion Mall: No sábado de Carnaval (1º/3), lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e os restaurantes das 12h até o último cliente. No domingo (2/3) e Quarta-feira de Cinzas (5/3), lojas e quiosques abrem das 14h às 20h, e os restaurantes das 12h até o último cliente. Na segunda-feira (3/3), o funcionamento de lojas e quiosques é facultativo, e os restaurantes operam das 12h até o último cliente. Na terça-feira, feriado de Carnaval (4/3), as lojas, quiosques e Alameda de Serviços estarão fechados, já os restaurantes operam das 12h até o último cliente. Nos demais dias, a Alameda de Serviços funcionará de acordo com a respectiva programação, assim como o teatro e cinema. O Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado – Rio de Janeiro.

Shopping Jardim Guadalupe: No sábado de Carnaval (1º/3), lojas, quiosques, Praça de Alimentação e Lazer funcionam das 10h às 22h. No domingo (2/3), lojas e quiosques abrem das 13h às 21h, e Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 21h. Na segunda (3/3), lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 22h (a abertura será facultativa), e a Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 22h. Na terça-feira, feriado de carnaval (4/3), as lojas e quiosques estarão fechados, e as operações de Alimentação e Lazer funcionam das 12h às 21h. Na Quarta-feira de Cinzas (5/3), as lojas e quiosques operam das 13h às 21h, e a Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 21h. O Supermercado RedEconomia funcionará no sábado, domingo, segunda e quarta-feira em horário normal, das 7h30 às 22h, e na terça-feira, das 7h30 às 21h. A academia Smart Fit, vai abrir no sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira, das 08h às 12h, e na quarta-feira, das 12h às 22h. Detran, Sine e CRAS estarão fechados até a quarta-feira (5/3). O cinema funcionará de acordo com sua programação. O Shopping Jardim Guadalupe fica na Avenida Brasil, 22.155, Guadalupe.

Shopping Metropolitano Barra: No sábado de Carnaval (1º/3), lojas, quiosques, Praça de Alimentação e Lazer funcionam das 10h às 22h e os restaurantes a partir de 12h. Cinema opera conforme programação de filmes e Bailinho de Carnaval acontece das 14h às 17h, na Praça de Eventos (próxima à loja Riachuelo). No domingo (2/3), lojas e quiosques abrem das 13h às 21h, Praça de Alimentação, das 11h às 22h, e Lazer, entre 13h e 22h. Restaurantes entram em atividade a partir de 12h, e cinema, de acordo com a programação de filmes. Na segunda-feira (3/3), lojas e quiosques, Praça de Alimentação e Lazer funcionam entre 12h e 22h, restaurantes a partir de 12h, e cinema, conforme programação de filmes. Na terça-feira (4/3), lojas e quiosques estão fechados. Já a Praça de Alimentação opera das 11h às 22h, Lazer, de13h às 22h, e restaurantes a partir de 12h. Cinema funciona conforme programação de filmes. Na Quarta-feira de Cinzas (5/3), lojas e quiosques, Praça de Alimentação e Lazer abrem das 12h às 22h, e restaurantes a partir de 12h. Cinema opera de acordo com a programação de filmes. O Shopping Metropolitano Barra fica na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300, Barra Olímpica.

West Shopping: No sábado de Carnaval (1º/3), lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h; a Praça de Alimentação, das 10h às 23h; e os restaurantes, das 12h às 23h. No domingo (2/3), lojas e quiosques abrem das 13h às 21h; Praça de Alimentação, das 11h às 22h; e restaurantes, das 12h às 22h. Na segunda (3/3), o empreendimento segue em horário normal, com lojas, quiosques e Praça de Alimentação abertos das 10h às 22h, e os restaurantes, das 12h às 22h. Na terça-feira, feriado de Carnaval (4/3), as lojas e quiosques estarão fechados; a Praça de Alimentação operará das 11h às 22h; e os restaurantes, das 12h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas (5/3), as lojas, quiosques e Praça de Alimentação estarão abertos das 10h às 22h; e os restaurantes, das 12h às 22h. Em todos os dias, o cinema funcionará de acordo com a sua programação. O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande.

Bangu Shopping: 1/3 – sábado – lojas e quiosques 10h às 22h – alimentação e lazer 10h às 22h; 2/3 – domingo – lojas e quiosques 13h às 21h – alimentação e lazer 11h às 21h; 3/3 – segunda – lojas e quiosques 10h às 22h – alimentação e lazer 10h às 22h; 4/3 – terça – lojas e quiosques fechados – alimentação e lazer 11h às 22h; 5/3 – quarta – lojas e quiosques 10h às 22h – praça de alimentação 10h às 22h.

Caxias Shopping: 1/3 – sábado – lojas e quiosques 10h às 22h – alimentação e lazer 10h às 23h; 2/3 – domingo – lojas e quiosques 13h às 21h – alimentação e lazer 12h às 22h; 3/3 – segunda – lojas e quiosques 10h às 22h – alimentação e lazer 10h às 22h; 4/3 – terça – lojas e quiosques fechados – alimentação e lazer 12h às 22h; 5/3 – quarta – lojas e quiosques 10h às 22h – praça de alimentação 10h às 22h.

Pátio Alcântara: 01/03 – sábado – lojas e quiosques 09h às 21h – praça de alimentação 10h às 21h; 2/3 – domingo – shopping fechado; 3/3 – segunda – shopping fechado; 4/3 – terça – shopping fechado; 5/3 – quarta – lojas e quiosques 12h às 21h – praça de alimentação 12h às 21h.

São Gonçalo Shopping: 1/3 – sábado – lojas e quiosques – alimentação e lazer 10h às 22h; 2/3 – domingo – lojas e quiosques – fechados – alimentação e lazer 11h às 21h; 3/3 – segunda – lojas e quiosques – fechados – alimentação e lazer 11h às 21h; 4/3 – terça – lojas e quiosques – fechados – alimentação e lazer 11h às 21h; 5/3 – quarta – lojas e quiosques – alimentação e lazer 12h às 22h.

SHOPPINGS DE SÃO PAULO – O feriado de carnaval nos shoppings administrados pela SYN criaram programação especial e horários alternativos de abertura de lojas e Praça de alimentação. O Shopping Cidade São Paulo, na avenida Paulista, produziu um espaço instagramável na entrada do empreendimento. Além disso, no mesmo local tem apresentação da tradicional roda de Samba do Tatu no sábado, no dia 1º de março, das 15h às 17h10. O shopping também terá, pelo segundo ano consecutivo, o Camarim na Cidade, onde os foliões podem fazer a maquiagem, totalmente de graça, com profissionais do salão Jacques Janine e Contém 1g. O Camarim do Cidade funcionará todos os dias de carnaval entre 14h e 20h, no Piso Térreo. O shopping também preparou uma ativação mais que especial e fofa para os donos de pets. No dia 1º haverá um desfile pet no jardim lateral, para os amiguinhos que poderão se fantasiar e participar da festa. O desfile acontece entre 12h e 15h.

Shopping D – Funcionará com serviço de apoio para quem vai participar do Carnaval na Cidade do Centro Esportivo Tietê. O estacionamento do local vai receber os carros dos foliões que vão contar com transfer gratuito para curtir a festa com conforto e segurança. A saída do transfer fica em frente às Lojas Americanas, no Piso Térreo do shopping. Basta apresentar o ingresso. O estacionamento fica aberto até às 2h da manhã.

O Shopping Tietê Plaza tem uma agenda de atividades para as crianças todos os dias de Carnaval. O Bloquinho Kids, vai contar das 14h às 19h com música, personagens caracterizados e oficinas de pintura facial gratuita para os pequenos. Serão bandas, inclusive a consagrada escola de samba regional Caprichosos do Piqueri que a cada dia vão apresentar um repertório diferente.

No Grand Plaza nos quatro dias de festa haverá banda e personagens caracterizados em um desfile para arrastar os foliões pelos corredores do shopping. Os cortejos acontecem em horários especiais a cada dia às 14h, 16h e 18h. Para registrar a alegria e tem espaço instagramável no Boulevard Gastronômico. Importante dizer que o carnaval do Grand Plaza é pet friendly, quem quiser pode levar os bichinhos para muitas fotos.

IGOR FARIA – Inspirar reflexões profundas e despertar o que há de melhor nas pessoas integram os propósitos de Igor Faria com o lançamento de Seja Luz, pela Citadel Editora. Com a meta de conduzir os leitores por uma jornada de transformação durante 101 dias, o autor narra experiências pessoais que mostram como a luz interior pode ser acessada, cultivada e irradiada. A proposta é que, a cada texto, as pessoas se tornem 1% melhor. Desta forma, depois de 101 dias, todas estarão 101% melhores do que quando começaram. Ao longo das páginas, ele explica que, diariamente, é preciso iluminar tudo o que está ao redor: família, amigos, colegas de escola ou faculdade, companheiros de trabalho e comunidade. A missão é aprimorar não apenas a própria vida, mas a das pessoas com quem convive.

CARNA BANGU – Nos dias 1º, 2 e 3 de março (sexta a domingo), a partir das 17h, o estacionamento do shopping se transforma no Carna Bangu, um evento gratuito recheado de diversão para todas as idades. Com música ao vivo, recreação infantil e delícias gastronômicas, o Carna Bangu é o destino perfeito para quem quer curtir a festa com conforto e segurança. A cada dia, muitas atrações diferentes para animar a festa. Para tornar a festa ainda mais especial, o Bangu Shopping distribuirá kits de Carnaval gratuitos para crianças de 3 a 10 anos. Os brindes – que incluem serpentinas, purpurina e máscara de Carnaval – estarão disponíveis para retirada nas lojas Alphabeto, Tip Top, Mini Melissa e Puket, durante os dias do evento, enquanto durarem os estoques. Patrocínio: Viação Águia Branca. Mais informações: bangushopping.com. Endereço: Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro/RJ

CARNAVAL NOVA IGUAÇU – O Shopping Nova Iguaçu preparou uma programação especial de Carnaval. Nesta quinta-feira (27), às 18h, acontece o Baile A Melhor Idade Pra Dançar – Edição Pré-Carnaval, com música ao vivo e um espaço animado para dançar. A noite será embalada por ritmos contagiantes em um ambiente descontraído, perfeito para celebrar o Carnaval com muita alegria. As crianças também terão lugar garantido na festa. No dia 1º de março, as atrações começam a partir de 14h com oficina de tatoo, seguida por Teatrinho e Recreação do Super Laranja, que promete encantar com a peça teatral “Rio”. As atividades são gratuitas no Palco da Praça de Alimentação. Para participar da oficina e tirar fotos com os personagens, o cliente deverá resgatar um cupom no aplicativo do shopping. E fechando a programação, nos dias 2 e 3 de março, das 14h às 18h, acontece o Bailinho do Super Laranja. Com muita música, brincadeiras e diversão, a festa contará com a animação da Orquestra Circônica e da recreação do Tio Alex, garantindo momentos inesquecíveis para a criançada. O evento também será realizado no Palco da Praça de Alimentação. O Shopping Nova Iguaçu fica na Av. Abílio Augusto Távora, 1111 – Luz, Nova Iguaçu – RJ.

CIEE – Com o objetivo de conectar jovens e estudantes ao mundo do trabalho, no dia 14 de março, das 10h às 16h, o West Shopping recebe mais uma edição da ação itinerante gratuita do Centro de Integração Empresa-Escola – o CIEE em Movimento, no 1º piso do empreendimento. No local, os visitantes poderão se cadastrar para vagas de estágio, jovem aprendiz e oportunidades para PCD; participar de processos seletivos diretamente no local; e ainda receber dicas e consultoria de preparação para ingressarem no mercado de trabalho. Entrada: Gratuita. O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande.

DAKO – Para celebrar seus 90 anos de história, a Dako lança a campanha “Há 90 anos, é mais que bom, é Dako”, um tributo à sua jornada e ao papel que desempenha nos lares brasileiros. E para tornar essa experiência ainda mais prática e moderna, a Dako expande seu portfólio com dois novos modelos de air fryers, que combinam tecnologia, eficiência e design inovador para facilitar o dia a dia. A marca lançou a Air Fryer Dako Grandes Apetites 12L e Air Fryer Dako 360º. Os lançamentos já estão à venda nos principais marketplaces do Brasil.

BAILINHO – A programação gratuita de Carnaval do Uptown Barra contará com uma ação especial da Iguá para manter a criançada hidratada e refrescada durante a folia. Nos dias 1º e 2 de março (sábado e domingo), das 16h a 21h, quando acontece o tradicional bailinho infantil do shopping, aguadeiros equipados com mochilas circularão pelo evento distribuindo água gelada ao público. Além disso, vaporizadores serão usados para ajudar a amenizar, de forma lúdica, o calor dos mini-foliões, garantindo mais conforto e diversão para as famílias que vão curtir a festa. A Iguá reforça a importância da hidratação, especialmente nos dias de altas temperaturas, e segue promovendo iniciativas para o bem-estar da população. Durante todo o verão, a Iguá também marcará presença no Uptown Barra com um espaço instagramável inspirado no verão da Zona Oeste. A atração conta com um ambiente temático, para quem quer garantir cliques criativos.

PRÊMIO JABUTI – Agora é a vez de editores recomendarem livros de seus catálogos para a escolha do “Livro Acadêmico Clássico 2025”, uma das principais homenagens do Prêmio Jabuti Acadêmico. A iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), busca reconhecer obras que se destacam por sua relevância, originalidade e impacto no campo do conhecimento. Até o dia 20 de março, as editoras podem preencher o formulário, indicando um livro com os dados da obra e uma breve justificativa. É possível recomendar um ou mais livros de sua editora, desde que tenha sido publicada por algum autor brasileiro e contribua significativamente para a formação e aperfeiçoamento de gerações de estudiosos, pesquisadores e leitores. Pode ser um título que tenha marcado a trajetória profissional ou pessoal de gerações; ou cuja temática se mantém atual para o meio e currículos acadêmicos; que tenha ultrapassado fronteiras e, ao ser traduzido, ampliou o alcance e valorização do conteúdo produzido pelos pesquisadores e cientistas brasileiros. As editoras também podem sugerir alguma obra já premiada, nacional ou internacionalmente; ou que tenha um desempenho significativo para a editora ao longo de suas edições. A avaliação será feita pelo Conselho Curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, composto por especialistas em diversas áreas do saber, e nomeada pela diretoria da CBL. O livro escolhido será homenageado na cerimônia de entrega de estatuetas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, em data a ser anunciada, em breve.

TÁ RINDO POR QUÊ? – Originada de uma ala da Viradouro, a escola de samba Tá Rindo Por Quê? deu início aos desfiles do carnaval de Niterói, levando ao Caminho Niemeyer um enredo sobre a cultura e a história da Orixá Obá, exaltando a força e a inteligência feminina. O prefeito da cidade acompanhou a apresentação e falou sobre a importância do investimento na cultura e no carnaval niteroiense. Com quase 16 anos de história passada em gerações, a escola trouxe uma mensagem de empoderamento feminino, inspirada na figura de Obá, uma das orixás mais poderosas do panteão africano. Fazendo um tributo a essa figura, a Tá Rindo Por Quê? destacou sua luta, amor e força, com ênfase em sua capacidade de superar desafios e contribuições como guerreira e símbolo de resistência.

JOIA – Com a chegada do Carnaval surgem novas oportunidades de trabalhos temporários. No segmento de live marketing e eventos corporativos, a agência “Joia – Experiências que transformam” aumentou em 50% a contratação de profissionais para temporada em relação ao ano passado. A agência reforçou o seu time com 15 profissionais entre promotores e produtores, para trabalhar em ações promocionais e ativações no Carnaval de rua de São Paulo. Os temporários estão passando pelo treinamento focado em atendimento com excelência. O aumento nas vagas de temporários da Joia reflete o cenário do mercado. O Carnaval de 2025 deve gerar mais de 32 mil empregos temporários, cerca de 2% a mais em relação ao ano passado, segundo as estimativas da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

ATW DELIVERY BRANDS – O setor de franchising no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento. Segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou avanço de 13,5% em 2024, impulsionado especialmente pelas redes de alimentação e delivery, que atendem à crescente demanda por praticidade e conveniência. Dentro desse cenário positivo, a ATW Delivery Brands, maior holding de dark kitchens do mundo, registrou um crescimento expressivo no último ano. A rede capixaba alcançou um faturamento de R$ 180 milhões, o que representa um aumento de 82% em relação a 2023. O crescimento foi impulsionado por uma estratégia agressiva de expansão nacional e aquisições, com destaque para a incorporação das redes Brasileirinho Delivery e Zé Coxinha, fortalecendo ainda mais o portfólio da companhia. Com 180 unidades franqueadas espalhadas por mais de 20 estados, a ATW consolidou um modelo inovador, no qual cada franquia opera múltiplas marcas, incluindo as já consolidadas N1 Chicken e “O que comer, Fernando?”. De acordo com Victor Abreu, sócio-fundador da ATW, essa estratégia otimiza investimentos e custos operacionais, garantindo maior rentabilidade aos franqueados. Para 2025, a ATW Delivery Brands projeta um novo salto em seu faturamento, com expectativa de atingir R$ 200 milhões.

ATLÂNTICA – A Atlântica está lançando a sua Coleção de Inverno 2025. O Parque Atlântica, área de mata nativa e 20 nascentes, preservadas pela empresa, em Brusque-SC, onde está a sua sede, inspirou a nova temporada de lançamentos. Nascentes dá nome à campanha da nova coleção. A Linha de Toalhas Aura Natural é o exemplo máximo da filosofia da Atlântica no desenvolvimento de uma cadeia produtiva sustentável, que não gere impactos negativos ao ecossistema. As toalhas dessa coleção são ecofriendly, 100% algodão certificado e não passam por tingimento. Com o mínimo possível de processos na fabricação, os produtos em algodão cru exaltam a maciez e a qualidade características dessa matéria-prima. Sem o tingimento, a linha emprega 55% menos água em sua fabricação. O algodão é proveniente das iniciativas Better Cotton Initiative e Algodão Brasileiro Sustentável, que promovem o plantio sustentável. Conforto também é um ponto alto dessa linha. As toalhas de rosto (48cm x 80cm) e Banhão (75cm x 1,50m) são encorpadas, com 520 g/m² de fio penteado. Elas são pré-lavadas e pré-encolhidas, o que proporciona maior maciez, volume e durabilidade das peças, que não vão encolher nas lavagens domésticas.

PIER MAUÁ – O Pier Mauá está preparado para receber um grande número de turistas durante o carnaval! Entre os dias 1º e 5 de março, o terminal internacional de cruzeiros espera receber mais de 20 mil passageiros, além de 30% de tripulação. Eles virão a bordo de nove navios incríveis, incluindo o MSC Seaview, o Silver Ray (que vem pela primeira vez ao Rio de Janeiro), o Ocean Fuji, o Azamara Journey, o MSC Orchestra, o MSC Armonia, o Crystal Serenity, o MSC Poesia e o Costa Favolosa. Além disso, alguns desses navios vão pernoitar por vários dias no Pier Mauá durante o período, como o Silver Ray e o Crystal Serenity, que ficarão por quatro dias; o Azamara Journey, que ficará por três dias; o Ocean Fuji e o MSC Poesia por dois dias e os demais por apenas um dia. No domingo e segunda de carnaval o Pier Mauá terá cinco gigantes atracados. Será uma verdadeira festa de navios e turistas por lá! E, ao longo do mês de março, o terminal espera receber mais de 65 mil turistas. A programação completa encontra-se no site: https://piermaua.rio/programacao-navios/

ADRIANO JEREMIAS – Especialista em Vendas B2B e com MBA em Gestão de Projetos, tem transformado a área comercial de pequenas e médias empresas. O empreendedor e palestrante desenvolveu uma metodologia própria que ajuda as empresas a manterem uma área comercial ativa, gerando novas receitas e resultados expressivos. Em 2023, Adriano Jeremias percebeu que as empresas para as quais prestava consultoria enfrentavam dificuldades para gerar lucros e reter clientes. Ele identificou um grande gap dentro dessas organizações, uma vez que os gestores dependiam exclusivamente de indicações para conquistar novos clientes, devido à dificuldade em prospectar e qualificar leads. Com base na sua vasta experiência em vendas B2B, Adriano desenvolveu a metodologia IC 3.0 (Inteligência Comercial 3.0), aplicável a qualquer área da empresa. “Nós utilizamos a lógica if-then-else para descodificar as vendas, facilitando o processo ao identificar e resolver eficazmente os obstáculos ao crescimento sustentável das empresas. O método visa tornar a empresa autogerenciável, alcançando um sucesso previsível e escalável”, esclarece. Jeremias explica que o If identifica a condição, que pode ser, por exemplo, a falta de leads qualificados. O Then apresenta a solução, reforçando a importância de qualificar melhor os leads e oferecer conteúdo educativo aos prospects no início do funil de vendas. Por fim, o Else representa o plano alternativo, permitindo que a equipe qualifique melhor os leads e aborde os prospects com argumentos mais alinhados às suas necessidades.

MUNDO MAPPING – O mercado de marketing de influência cresce vertiginosamente no Brasil, impulsionando o surgimento de novas tecnologias que conectam marcas a creators. Entre as principais plataformas do setor, a Mundo Mapping se destaca como uma das mais inovadoras e democráticas, promovendo um verdadeiro feirão de oportunidades para seus mais de 12 mil influenciadores. Somente em 2024, a empresa movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios, sendo R$ 3,8 milhões exclusivamente em permutas. Maria Priscila Alves, fundadora da plataforma e especialista em comunicação corporativa e marketing de influência, destaca que a ferramenta está em plena fase de crescimento exponencial, com uma evolução comercial significativa ao longo de seus três anos de existência. Atualmente, a tecnologia reúne influenciadores de mais de 80 nichos em 1.800 cidades brasileiras. Diferente de outras soluções do mercado, a Mundo Mapping se destaca por ser gratuita para os influenciadores, permitindo acesso a oportunidades de parceria, networking e crescimento profissional. Para mais informações, acesse: www.mundomapping.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui