Reino Unido perderá 4 vezes mais que União Europeia com saída do bloco

388
Paolo Gentiloni (foto de Aurore Martignoni, CE)
Paolo Gentiloni (foto de Aurore Martignoni, CE)

Um mês após o Brexit, a Comissão Europeia calcula que o Reino Unido perderá muito mais que o bloco europeu. A perda no Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2022 é estimada de cerca de 2,25%, equivalente a cerca de R$ 300 bilhões em dois anos.

Em contraste, a UE projeta perder cerca de 0,5% no mesmo período. A comparação é com o rumo da economia caso não ocorresse o Brexit. Danos piores foram evitados graças ao acordo comercial assinado aos 45 minutos do segundo tempo, em dezembro passado.

A Comissão Europeia divulgou Previsões Econômicas do inverno de 2021, que apontam para um crescimento na área do euro de 3,8%, tanto este ano como em 2022. Na União Europeia, as previsões apontam para um crescimento de 3,7% e de 3,9%, respectivamente.

Prevê-se que as economias da área do euro e da UE atinjam os seus níveis de produção anteriores à crise mais cedo do que o antecipado nas Previsões Econômicas do outono de 2020, em grande medida devido a um dinamismo de crescimento mais forte do que o previsto no segundo semestre de 2021 e em 2022.

Espaço Publicitáriocnseg

As estimativas são de um aumento da inflação na área do euro de 0,3%, em 2020, para 1,4%, em 2021, e ligeira descida, para 1,3%, em 2022.

Paolo Gentiloni, comissário responsável pela Economia, declarou: “Há uma luz ao fundo do túnel. Com o aumento do número de pessoas vacinadas nos próximos meses, a aceleração das medidas de contenção deverá permitir reforçar a retomada na primavera e no verão. A economia da UE deverá regressar aos níveis de PIB registados antes da pandemia em 2022”.

Leia mais:

Biden retira pedido de anulação do Obamacare

Comércio de bens se recupera, de serviços fica estagnado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui