Rejeição a trigo transgênico é cada vez mais ampla

A sustentabilidade do que se consome está mudando e a adaptação do setor agropecuário brasileiro às novas exigências é fundamental.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

É cada vez maior a resistência contra o trigo transgênico em processo de avaliação na Comissão Técnica Nacional de Biosseegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além dos consumidores, historicamente contrários a produtos que contêm organismos geneticamente modificados (OGM), a cadeia do trigo no Brasil se levanta de maneira contrária à aprovação, desde o setor de moagem do cereal até os fabricantes de massas, pães, biscoitos e demais derivados.

“Nesses 20 anos que acompanho transgênicos, nunca tinha visto um rechaço tão forte por vários setores da indústria, sobretudo a de alimentos”, disse o agrônomo Gabriel Fernandes, que é doutor em História das Ciências e das Técnicas.

De acordo com o pesquisador, que acompanhou audiência pública na comissão realizada por videoconferência nesta última quinta-feira pela CTNBio, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) foram enfáticos contra a aprovação do trigo geneticamente modificado.

Um dos fabricantes do glufosinato é a Bayer, com sede na Alemanha, onde o produto não pode ser usado, já que a União Europeia (UE) não aprovou o herbicida. O glufosinato de amônio não tem aprovação na União Europeia devido à toxicidade. Isso porque se for Ingerido, inalado ou posto em contato com a pele, causa intoxicações e prejudica diversos órgãos. Além disso, pode afetar o sistema nervoso central e reprodutivo, comprometendo a fertilidade. A sustentabilidade do que se consome está mudando e a adaptação do setor agropecuário brasileiro às novas exigências é fundamental.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor