Relatório da ANP mostra análise de investigação de incidente em gasoduto

144

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou o relatório da análise da investigação do rompimento ocorrido em 30 de janeiro de 2021, no gasoduto Lateral-Cuiabá, da empresa Gasocidente do Mato Grosso Ltda. (GOM), no município de Nossa Senhora do Livramento/MT.

O gasoduto Lateral Cuiabá tem 645 quilômetros de extensão, sendo 362 quilômetros em território boliviano e 283 quilômetros em território brasileiro. O trecho brasileiro atravessa os municípios de Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande e Cuiabá.

O incidente consistiu no rompimento do gasoduto, ocasionando danos ao patrimônio, vazamento de gás natural para a atmosfera e ferimentos leves em pessoas que estavam em construções próximas. Não houve ferimentos graves ou fatalidades, felizmente. A operação do duto foi interrompida, em função do incidente, no período de 02/02/2021 a 07/02/2021.

Na ocasião, a ANP encaminhou uma equipe técnica que acompanhou o trabalho realizado para segurança da área, as condições para retorno à operação e a investigação do incidente pela empresa.

Espaço Publicitáriocnseg

De acordo com a agência reguladora, a investigação realizada pela empresa mostrou que houve uma ação de terceiros que ocasionou um dano permanente no duto. Esse defeito não havia sido previamente detectado e, em um dado momento, ocorreu o rompimento do duto sem ignição. Adicionalmente, a análise da ANP sobre a investigação realizada pela empresa mostrou que houve falhas no processo de inspeção do duto, bem como no gerenciamento do relacionamento com a comunidade. 

Mais detalhes da investigação conduzida pela ANP, bem com as ações envolvidas no acompanhamento do reparo do duto e seu retorno à operação, estão disponíveis no processo SEI nº 48610.201657/2021-73. O Relatório de investigação poderá ser acessado pelo link https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/movimentacao-estocagem-e-comercializacao-de-gas-natural/comunicacao-e-investigacao-de-incidentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui