Repsol ganha direito de explorar na Venezuela

A Repsol YPF, grupo de gás e petróleo da Espanha, recebeu o direto de explorar o bloco de petróleo de Orinoco, na Venezuela. O bloco, que possui 500 quilômetros quadrados está previsto para começar a produzir em 2009, obtendo capacidade máxima aproximadamente com dois anos de funcionamento, em 2011.
A região é tida como local abundante em petróleo pesado e extrapesado, mas a Repsol não revelou números com relação à estimativa sobre as reversas da área. O novo campo é visto como possibilidade para a companhia inverter a baixa de 6% na produção, registrada no primeiro semestre deste ano.
A Repsol foi a única empresa privada a receber o direito de exploração. Entre as companhias estatais que também poderão explorar a área está a PDVSA, petrolífera da Venezuela. As duas companhias vão trabalhar em conjunto pela certificação de reservas da área e têm plano de iniciar a perfuração do bloco em 2007. Com isso, as previsões de produção mundial de petróleo da Repsol para 2005 não foram alteradas. A companhia espera registrar aumento apenas a partir do ano que vem.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCúmplice
Próximo artigoO Dirceu de Palocci

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.