Ressentidos&deslumbrados

83

O mal-estar de que foi acometido e o levou a abortar a viagem a Davos já no avião que o levaria à reunião ao Fórum Econômico Mundial (FEM), na qual receberia o Prêmio Estadista Global, livrou o presidente Lula de emprestar prestígio ao decadente fórum da banca. Mas, nem por isso, a concessão do prêmio deixou de produzir dois sentimentos, aparentemente antagônicos, porém, complementares, entre a oposição conservadora brasileira e o PT no governo, de ressentimento furibundo e deslumbramento.

Banda
A mágoa da oposição conservadora, particularmente do PSDB, sem dúvida é a parte mais divertida do episódio. Assim como a moça da música de Chico Buarque gostava de pensar que a banda só tocava para ela, os tucanos julgavam que os salamaleques protocolares concedidos ao país durante o interminável governo FH deviam-se às supostas, e às insuperáveis, qualidades do presidente de plantão. Como confirma a continuação do show com Lula à frente do governo, os confetes guardam relação com a importância do Brasil, independentemente do ocupante do cargo, e, claro, dos bons negócios que este propicia aos que distribuem as auréolas aos chefes do Executivo tupiniquim.

O cara&O meu garoto
Já a sensação exibida pelo PT e pelo governo de que o prêmio concedido pelo FEM legitimaria o acerto da política econômica esquece de antigo ditado popular, o qual alerta que certos elogios devem nos fazer pensar o que andamos fazendo de errado. Se não por isso, ao menos lembrarem-se que, se hoje Lula é “o cara” de Barack Obama, poucos anos antes, Collor era “o meu garoto do Bushão.

Haiti já é aqui
Como era quase inevitável, já surgiram mensagens com vírus aproveitando-se da comoção causada pela situação do Haiti. Um dos e-mails, com o tema “Até onde resiste um ser humano”, convida os incautos para verem um suposto vídeo sobre “a tragédia do Haiti”. Quem clica no ícone, depara-se, se não com uma tragédia, mas como a desgraça de ter seu computador infectado.

Espaço Publicitáriocnseg

Derreteu
O setor de cobre encolheu entre 15% e 17% ano passado, devido aos impactos da crise internacional, segundo a Associação Brasileira do Cobre (ABC). Para 2010, no entanto, a ABC prevê crescimento de 10% e voltar ao patamar dos níveis anteriores. O setor, que produziu aproximadamente 411 mil de toneladas ano passado, considera que os segmentos automobilísticos e petrolífero serão os mais beneficiados pelo crescimento. “O país precisa de 250 embarcações nos próximos cinco anos só para atender os investimentos do pré-sal. Isso dá pelo menos três unidades por mês”, destaca Sérgio Aredes, presidente da ABC.

Antes da crise
O número de shopping centers no Brasil passou de 310 para 337, entre 2006 e 2008, segundo pesquisa do Ibope Inteligência. Em 2008, as vendas nos shoppings atingiram aproximadamente R$ 70,1 bilhões, que representa 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Inaugurado em 2002, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, no interior de São Paulo, é o maior shopping do país, com 119.123 m². O levantamento, no entanto, não captou os efeitos da crise sobre o setor ano passado.

Reeleição
Em chapa única, Aldo Gonçalves foi reeleito presidente do Sindilojas-Rio.

Realista
As filmagens de Tropa de Elite 2 assustaram moradores das proximidades da favela Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Tiroteio e vôos rasantes de helicópteros, nesta segunda, levaram muitos a acreditar que era o fim da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no morro. Um posto de gasolina em frente à favela praticamente nada vendeu pela manhã.

3D
A Essilor investiu R$ 300 mil para exibir um comercial em 3D das lentes multifocais para óculos Varilux. A propaganda será exibida antes das sessões do filme Avatar. No cinema as imagens em 3D são captadas por câmeras com duas lentes colocadas a pequena distância entre elas, como nos olhos humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui