Retomada do terminal de Regaseificação de GNL no Ceará

349

A Petrobras publicou, nesta sexta-feira, a convocação para o processo de acesso excepcional ao Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito de Pecém, no Ceará (TR-Pecém), e suas instalações associadas.

Desde março que o Ceará está sem o navio de regaseificação que abastecia as térmicas à gás para geração de energia. Durante audiência, na Câmara Federal, no último dia 14, o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, prometeu a retomada da operação para outubro.

O processo visa dar cumprimento à determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) e que a Petrobras possibilite o acesso imediato e simplificado ao TR-Pecém ao agente que comprovar expertise e der início à operação em menor prazo, sendo tal requisito verificado através da comprovação de disponibilidade de FSRU (navio regaseificador) para atracação ao terminal.

Segundo a estatal, o modelo contratual proposto foi concebido em caráter excepcional, no contexto da situação de crise hídrica no país, para atendimento da determinação da CREG.

Espaço Publicitáriocnseg

Terminal

O TR-Pecém está localizado no Píer 2 do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante-CE. A vazão máxima de regaseificação do TR-Pecém é de 7 milhões m³/d (@ 1 atm e 20°C). O gasoduto integrante do terminal possui 19,1 km de extensão e 20 polegadas de diâmetro, interligando o TR-Pecém ao gasoduto Guamaré-Fortaleza.

A petroleira também informou que o processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas encontra-se na etapa final, aguardando o término do prazo de recursos, tendo a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural Ltda. (Excelerate) sido declarada a vencedora da licitação.

Para mais informações acesse https://petrobras.com.br/pt/canais-de-negocios/leilao/acesso-trpecem.htm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui