Retoque

Em fevereiro, aumentou para 77,8% o número de empresas do setor de tintas e vernizes que esperam crescimento de vendas; na 39ª sondagem do sindicato da categoria (Sitivesp), realizada em novembro do ano passado, os otimistas eram 57,1%. O nível de estoques de produtos acabados e de matérias-primas está normal para 77,8% das empresas entrevistadas. O número de empresas que estão com o nível de utilização da capacidade instalada acima de 70% é de 50% – praticamente estável em relação à pesquisa anterior. A sondagem engloba 30% das indústrias associadas.

Ilhados
Cariocas pensam em entrar com pedido de habeas corpus para garantir o direito de ir e vir. Nos aeroportos reina o apagão aéreo; no mar, dia sim, dia também uma lancha de transporte de passageiros dá problema. Metrô e trem, por enquanto, funcionam.

Rebelião anunciada
Não foi por falta de aviso. Em nota publicada aqui no último dia 3 de janeiro, sob o título “Provocação”, alertou-se o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), de que os primeiros meses de sua gestão seriam marcados por fortes manifestações estudantis nas ruas do estado. Não se tratava de um momento babalorixá desta coluna, mas a leitura mais óbvia das consequências da  decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que, nos estertores de 2006, considerou ilegal o transporte gratuito de idosos, deficientes físicos e estudantes nos ônibus do estado. As centenas de cartas enviadas aos jornais pelos velhinhos, protestando contra a decisão do TJ, prenunciavam que, com o reinício das aulas, o protesto da garotada seria bem mais vigoroso.

Esqueçam o passado?
Aliás, os estudantes do Rio têm estranhado o estrondoso silêncio do governador Sérgio Cabral e do atual secretário estadual de Meio Ambiente, o sempre falante Carlos Minc (PT). Como deputados estaduais, os dois foram autores da Lei do Passe Livre, agora revogada, no estado, pelo TJ-RJ, sem merecer sequer um comentário de ambos.

Na rede
Em tempo, a rebelião da garotada já foi parar no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=1hhabewBVY4)

Dúvida da dúvida
A Editora Sagra Luzzatto foi condenada pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar em R$ 30 mil, por danos morais, o professor Édison Oliveira, autor do livro Todo o mundo tem dúvidas, inclusive você. Escrita justamente com o objetivo de ajudar os leitores a sanar dúvidas em relação ao português, o livro, segundo o autor, foi publicado com erros gramaticais e de impressão. A pedido de Oliveira, a obra, publicada em novembro de 2004, foi retirado do mercado no início de 2005. Para a Justiça, os erros causaram constrangimento ao autor. A decisão, porém, ainda é passível de recurso.

Pagode especial
Com a presença de Rubens da Mangueira, Serginho do Cavaco, Luis de Oliveira e outros convidados, vai se realizar no Domingo de Páscoa, na sede do Clube Renascença, a partir de 16h, o primeiro “Pagode sou mais especial”, com apoio da ONG Mestre Robson, entidade que tem por meta a transformação de jovens “especiais” em sambistas. O evento será realizado à rua Barão de São Francisco, 54 (RJ).

Talentos
Quem estiver em busca de uma vaga de estágio ou trainee deve ficar ligado na Feira de Estágio da UFRJ, evento que acontece de 17 a 19 de abril no Campus da Praia Vermelha. L”Oréal, Ampla, PricewaterhouseCoopers, TeleListas, Deloitte, Lojas Americanas, Nestlé, Intelig, KPMG e Atlas Schindler são algumas das 31 empresas que estarão presentes. A feira funcionará de 12h às 19h e é aberta a estudantes de todas universidades, com entrada é franca. Mais informações em www.talentosufrj.com.br

Valeriogol
Além de ter corrido o risco de associar, em definitivo, seu “milésimo” gol ao 1 de abril, Romário entrou em campo, domingo, para enfrentar o Botafogo com um patrocínio de arrancar os cabelos de vascaínos preocupados com a ética. Com contrato exclusivo para o evento, o patrocinador foi o BMG, onipresente no imbróglio do valerioduto.

Artigo anteriorRedentora com Bush
Próximo artigoAgora é Lula
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.