Retrocesso não cabe no Brasil

As especulações em torno de um possível Governo Temer têm como principal fonte o documento Ponte para o Futuro, lançado pelo PMDB no final do ano passado e explicitado pelo texto Travessia Social, no qual Moreira Franco pega emprestado o nome de Ulysses Guimarães, através da fundação mantida pelo partido. Há muito de balão de ensaio e bodes na sala, mas mesmo limando os excessos o que sobra é ruim, muito ruim. Mas, diz a Lei de Murphy, pode ficar pior. Michel Temer parece estar calibrando um governo para 180 dias, ao invés dos dois anos e meio que sobram do mandato de Dilma Rousseff.

O açodamento em impor uma agenda que destrua não o que o PT implantou nos últimos 12 anos, mas o que o povo brasileiro conquistou desde 1988, pode levar o Brasil a uma crise social que fará a atual parecer um passeio pelo parque. As propostas são ruins no atacado e no varejo. Um exemplo deste último é a de abrir a aviação interna para empresas 100% estrangeiras, proposta que já seria sem-noção em um país pequeno, mas que ganha dimensões de desastre numa nação continente como é a nossa. Veja-se o exemplo da Finlândia, muito menor que o Brasil, que não abre mão de ter uma empresa (estatal) para atender ao país.

Na área de petróleo, a intenção dos lobistas que agem no Congresso para tirar o pré-sal da Petrobras é acompanhada por propostas que passam por cima do bem-sucedido plano de conteúdo local, reduzem as regulamentações e mexem no Repetro. Em painel na feita OTC, em Houston (EUA), as petroleiras estrangeiras deixaram bem claro que desejam mais concessões e menos controle e ambicionam até a presidência da Petrobras, diretamente ou através de algum lobista. Não se acanham também em defender menos comprometimento ambiental – disfarçado na proposta de uma forma de licenciamento específica para o setor. E, para empresários que vivem pregando a previsibilidade das regras, não fica bem para os executivos das petroleiras pedirem regras justas para o processo de perdão (“waiver”) de quem descumpriu as determinações de conteúdo local.

Agravam as perspectivas de um possível Governo Temer as primeiras notícias sobre os nomes para compor o ministério. Além de manter a barganha que a oposição tanto criticava no Governo Dilma, as escolhas do vice-presidente parecem indicar compromissos fortes com a impunidade e a manutenção de um sistema viciado. Mesmo contando com todo o apoio da grande mídia, no caminho atual, vai acabar tendo que fazer reunião ministerial em Curitiba.

Dois pesos

Se os donos do WhatsApp não fossem os milionários donos do Facebook, mas empreendedores brasileiros, parte da mídia que tanto critica o bloqueio do aplicativo estaria propondo que fossem levados aos cuidados do juiz Sergio Moro e largados mofando em uma cela da PF por seis meses.

O azar do juiz Marcel Montalvão é de ser o titular da pequena Lagarto, no interior do Sergipe. Tido por lá como herói, não pela coragem de enfrentar a poderosa empresa multinacional que desafia a justiça brasileira, mas pela seriedade e rigidez com que combate o crime organizado, Montalvão é comparado pelos moradores da cidade a Moro.

Mais prazo

Foi alterado para 29 de julho o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A mudança acontece com a publicação da Instrução Normativa RFB 1.633/2016, que alterou a Instrução Normativa RFB 1.422 de 2013, que dispõe sobre a ECF. Para o diretor executivo da Anefac, Edinilson Apolinário, a prorrogação permitirá que os contribuintes produzam as informações com maior acuracidade e evitem penalidades decorrentes da entrega em atraso ou com não conformidades.

Ladeira abaixo

A taxa de poupança das famílias portuguesas ficou em 4,2% da renda disponível, aproximadamente metade do valor registrado em 1999, início da série feita pelo Banco de Portugal e ano em que começou a Zona do Euro. Os dados constam do Boletim Econômico divulgado nesta quarta-feira pelo BC. A poupança ainda se encontra abaixo abaixo da observada antes de 2008, início da crise financeira.

‘Vocês vão ter que me engolir’

A contragosto, o Partido Republicano terá como candidato Donald Trump. Não é difícil prever que boa parte da cúpula fará corpo mole, enquanto outros vão torcer pela vitória da democrata Hillary Clinton. Esta, apesar de ainda em disputa com Bernie Sanders, conta com apoio da direção democrata.

Rápidas

A Unidade Móvel do Procon Carioca estará no Shopping Jardim Guadalupe nesta sexta e no sábado, das 10h às 15h, auxiliando a população na solução dos seus problemas. Para saber mais sobre os serviços que o Procon pode oferecer basta acessar o site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca *** A Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, realiza, entre 9 e 13 de maio, a XXII Semana de Enfermagem. Como parte da programação, o hospital fará um simpósio gratuito e aberto ao público, no dia 10, com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais do setor. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail thyago.sortica@cssj.com.br. A Casa de Saúde São José pede que os participantes levem uma lata de leite em pó, que será doada ao setor de pediatria do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.