Reversa

Dez por cento dos produtos comprados no Brasil são devolvidos, por diversos motivos. A conclusão é do estudo Políticas de logística reversa em empresas que atuam no Brasil, apresentado no Fórum Internacional de Logística Reversa. Ainda segundo a pesquisa, em metade desses casos a solução do problema ocorre em, no máximo, uma semana. Os dados são citados pela Direct Express, para destacar a importância da logística reversa, que inclui o uso de dispositivos móveis, com tecnologia WAP, para alimentar  bancos de dados.

Escassez relativa
“Escassez de engenheiros: realmente um risco?” Esta é a pergunta que o Ipea procura responder em publicação que lançará na quarta-feira. Alguns setores empresariais e da mídia têm alardeado que, no caso de a economia brasileira crescer muito, poderá haver uma generalizada escassez de mão-de-obra especializada, particularmente de engenheiros. Entretanto, o órgão constata que, atualmente, há no Brasil cinco engenheiros em outras ocupações para cada dois que trabalham nas ocupações que lhes são típicas.

Remédio alvinegro
Em alta depois de derrotar o Flamengo e garantir vaga na final da Taça Guanabara, o Botafogo voltará a exibir um patrocinador no seu uniforme, neste domingo, quando decide a Taça Guanabara, no Maracanã, com o Vasco da Gama. A Neo Química Genéricos, do setor de remédios genéricos e que já patrocina outros clubes, como Corinthians e Goiás, fechou o patrocínio para exibir sua marca no uniforme do Glorioso. A marca, comprada pela Hypermarcas em dezembro de 2009, será estampada no peito e nas costas da camisa do time. Os uniformes da comissão técnica e coletes dos jogadores reservas também exibirão o patrocínio, que vale apenas para a final da Taça Guanabara. A torcida, porém, espera que o futebol do time seja original.

Outra chance
Aos que pretendem brigar para receber a correção monetária da caderneta de poupança da época do Plano Collor têm até o final deste mês para ir à Justiça, alerta o escritório de advocacia Dezontini. A recomendação é ter em mão os extratos para entrar com a ação de cobrança. Caso não consiga os extratos dentro do prazo – os bancos costumam dcemorar 30 dias, isso quando atendem ao pedido dos correntistas – a saída é entrar com ação cautelar de exibição de documentos. Mas, para isso, o cliente precisar ter em mãos algum comprovante de existência da conta, como a declaração de Imposto de Renda da época.

Ameaça real
Em lugar de cultivar os maus modos dos impérios de darem pitacos sobre os países dos outros, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que se declarou preocupada com os riscos de “uma ditadura militar no Irã”, devia estar mais atenta aos efeitos do “complexo militar-industrial” em sua própria casa. Caso, apesar do posto que ocupa, desconheça os riscos dessa maldição, pode ler, na biblioteca da Casa Branca, o discurso que o então presidente dos EUA, o general Dwight David Eisenhower, “Ike” para os íntimos, fez, em 1961, na despedida dos seus oito anos de governo.

Mal concentrado
Ex-comandante das tropas da Otan de com grande experiência com o alto escalão do poder militar e político dos EUA, Eisenhower, após relatar a crescente influência da estrutura militar e de grandes grupos econômicos estadunidenses nas esferas do poder, alertou: “Nas esferas da governo, devemos proteger-nos contra a aquisição de uma influência indesejada, procurada ou não, por parte do complexo militar-industrial. Existe, e permanecerá, o potencial para um surto desastroso de poder mal concentrado. Não devemos nunca permitir que o peso dessa conjugação ameace as nossas liberdades ou o processo democrático. Não devemos partir do pressuposto de que tudo esteja garantido.”

Foco errado
Por que, em vez de pressionar a Grécia a cobrar a conta do estouro da suas contas públicas dos seus cidadãos, impondo-lhes um brutal e inaceitável aperto fiscal, os burocratas da União Européia (UE) não obrigam os bancões que, ao estimularem a farra no parque de diversões tóxicas dos derivativos, provocaram a crise a assumir, ao menos, parte das perdas?

Artigo anteriorBabalorixás
Próximo artigoPílula azul livre
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

IGP-M acumula inflação de 28,94% em 12 meses

Segundo FGV, taxa ficou em 2,53%, em fevereiro, após registrar 2,58% em janeiro.

Confiança do comércio tem leve alta em fevereiro

Segundo a FGV, é a primeira alta depois de quatro quedas consecutivas.

Balanço melhor que o esperado da Petrobras anima mercado nacional

Hoje, no exterior, Bolsas mundiais operam sem direção única.

O futuro está nas criptomoedas?

Quarta foi de intensa volatilidade nos mercados externos; por aqui com justificativa, ainda em função do imbróglio de Petrobras e Eletrobras.

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.