Reze para sair

     
          Pesquisa realizada pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas sobre o registro e fechamento de empresas do setor de construção mostrou que quase metade destas companhias que não constavam como encerradas estavam inativas. O professor Rodrigo Bandeira de Mello ressalta que “abrir uma empresa no Brasil é fácil, mas fechar é muito complicado e dispendioso. Muitas ficam simplesmente inativas.”.

Tijolo por tijolo
Foram abertos 54.330 postos de trabalho no setor de construção civil em janeiro; em dezembro do ano passado, segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho, houvera perda de 50.966 empregos. A construção respondeu, no primeiro mês de 2010, por 30% dos empregos com carteira assinada gerados no país. Em 12 meses, o saldo é de 220.191. “Os resultados de janeiro sinalizam uma forte recuperação do emprego em 2010”, comenta Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio.

Reconhecimento
O vice-presidente José de Alencar será homenageado pelo Conselho Consultivo World Trade Center – SP com o título inédito de Conselheiro de Honra do WTC-SP. Será dia 9 próximo, em reunião que contará ainda com palestra do indiano Ravi Ramamurti, que falará sobre “India”s New Global Champions”.

Decifra-me ou devoro-te
O sistema contábil digital (Sped Contábil) é tema de palestra que a Firjan e o Sescon-RJ (sindicato das empresas contábeis) realizarão no próximo dia 10. As últimas alterações na legislação, quais as perspectivas do governo para este ano e quais empresas estão obrigadas a realizar a escrituração digital serão alguns dos temas abordados. A palestra é gratuita e pede-se apenas a contribuição de uma lata de leite em pó para ser doada à Associação Semente da Vida da Cidade de Deus, que atende crianças carentes da região. Os interessados podem se inscrever no site: www.sescon-rj.org.br

Inércia
Diante das repetidas manifestações de desrespeito aos direitos dos clientes perpetradas pela concessionária do Metrô do Rio, esta coluna volta a perguntar à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp): o que falta para a agência cassar a concessão? Algum acidente mais grave, com feridos e mortos? Quebra-quebras como os ocorridos no passado contra concessionários privados de serviços públicos? Agência reguladora deixar de ser sindicato de defesa dos supostos controlados? Ou tudo junto e algo mais?

Ainda a crise
Nesta quinta-feira, a partir de 18h30, o economista e professor José Carlos de Assis faz palestra no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, sobre “A crise mundial e o futuro do capitalismo”. Assis é presidente do Instituto Desemprego Zero e integrante do Conselho Editorial do MM.

Proteção
O Brasil é o quarto país com maior taxa de mortalidade decorrente de acidentes de trabalho no mundo. São mais de 700 mil ocorrências, com 7 mil mortes por ano. Só Coréia do Sul, El Salvador e Índia têm índices piores. Segundo Bianca Alves, diretora de marketing do Guia do EPI – manual de segurança do trabalho (www.guiadoepi.com.br), é preciso ficar atento ao uso e à conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs). De acordo com dados da Animaseg, associação que reúne fabricantes de material de segurança, os EPIs geraram quase US$ 1 bilhão em 2009.

Seita
A ONG que promoveu, segunda-feira, em São Paulo, convescote para, alegadamente, defender a liberdade de imprensa no Brasil, que, segundo seus participantes, estaria ameaçada, forneceu exemplo emblemático sobre a visão dos latifundiários da mídia tupiniquim sobre democracia: não havia uma única voz discordante. Ao promover debate entre os “completamente a favor” com alguns “quase completamente a favor”, os “ativistas da liberdade de imprensa” confirmam que, contrariamente ao próprio discurso capitalista, eles gostam mesmo é de monopólio, abominando qualquer tipo de concorrência.
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProspecção
Próximo artigoQueda

Artigos Relacionados

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Nem previsões otimistas fabricadas sobreviveram

Guedes e mercado desistem de apostas que não se concretizam.

Aquecedores solares equivalem a uma Itaipu

Tecnologia é nacional e mais barata, mas troca não se faz sem percalços.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.