A transformação digital das empresas é uma realidade irreversível. Nesse contexto, a gestão de pessoas ocupa papel central. Cada vez mais, o setor de Recursos Humanos é visto em todo seu potencial: um departamento que vai muito além da execução de processos, sendo reconhecido como uma área estratégica, responsável tanto por atividades administrativas quanto pela construção de cultura, engajamento e desenvolvimento humano. Para assumir esse papel ampliado, o RH precisou se reinventar, e a tecnologia tem sido peça-chave nessa transição.
A digitalização, a automação e, mais recentemente, a inteligência artificial vêm remodelando como as empresas se relacionam com seus colaboradores. Sistemas inteligentes apoiam o recrutamento, a gestão de desempenho, o atendimento interno e até a análise preditiva de dados comportamentais. Mas o impacto da tecnologia vai além da eficiência operacional: ela fortalece o papel do RH como agente de transformação nas organizações.
Nesse cenário, existem fintechs, empresas de tecnologia voltadas ao setor financeiro, que vêm ganhando protagonismo. Algumas foram criadas para desburocratizar o acesso a serviços como contas digitais, mas ao longo do tempo ampliaram sua atuação para oferecer soluções corporativas que dialogam diretamente com as demandas dos departamentos de RH, DP e Financeiro.
Hoje, algumas fintechs atuam como parceiras estratégicas do RH, oferecendo soluções como benefícios flexíveis, cartões corporativos, gestão de pagamentos e atendimento automatizado por meio de inteligência Artificial (IA). Tudo isso com o objetivo de dar mais autonomia aos colaboradores e liberar os gestores para ações mais estratégicas.
A integração entre essas soluções permite uma visão completa da jornada do colaborador, do onboarding à gestão financeira contínua. A assistente virtual SARA, da Somapay, é um exemplo: com base em IA, ela automatiza atendimentos, orienta usuários e apoia decisões de forma prática e personalizada, contribuindo diretamente para a eficiência do RH.
Seguindo essa mesma lógica de integração e experiência unificada, a Somapay também atua em parceria com empresas especializadas, como a Bee Vale, que desenvolve soluções de benefícios corporativos flexíveis. A integração entre as plataformas permite que o colaborador acesse, em um único ambiente digital, tanto sua conta salário quanto seus benefícios, refletindo uma tendência crescente no mercado de aproximar o RH das rotinas financeiras dos times.
Essa sinergia entre RH e soluções tecnológicas contribui para ambientes mais eficientes e saudáveis, com menos ruídos, mais controle e um vínculo mais forte entre empresa e colaborador. Ao mesmo tempo, reforça a imagem de empresas modernas e comprometidas com o bem-estar de suas equipes.
Oferecendo soluções acessíveis e personalizadas, fintechs como a Somapay ajudam o RH das empresas a cumprir sua missão: humanizar a gestão, sem abrir mão da eficiência. A tecnologia, nesse processo, não substitui o fator humano, mas amplia sua potência.
Nayana Branco, CEO da Somapay