Rio 99

239

Nos próximos dias, a Cidade do Rio de Janeiro sediará o seu maior evento qualitativo, depois da Rio 92. Trata-se da Cimeira, também denominada Rio 99, que reunirá 48 chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e Europa.
Estarão presentes aqui representantes dos maiores países emissores de turistas para o Brasil, como a Argentina, o Uruguai, a Itália, a França e a Alemanha, para citar apenas alguns e que são grandes formadores de opinião.
Cerca de 10 mil pessoas estarão envolvidas no evento, entre prestadores de serviços, delegações, jornalistas e integrantes das forças de segurança, e o Rio se preparou mais uma vez para recebê-los de braços abertos, como o Corcovado. Vários túneis, viadutos e praças foram recuperados e a Prefeitura destinou R$ 4,5 milhões para o reforma do MAM, onde o encontro oficial terá lugar.
Estima-se o comparecimento de 1.500 jornalistas estrangeiros, que estarão divulgando o Rio, durante três dias, para o Mundo, já que os assuntos a serem tratados interessam comercialmente à humanidade. Algumas televisões farão três flashes por dia.
Não podemos perder esta oportunidade, que cai dos céus, num momento em que, com a desvalorização do real, o Rio se torna mais competitivo e a tendência é o crescimento do turismo receptivo. A mídia espontânea que o evento acarretará é mais importante do que qualquer campanha institucional dirigida, pois estará atingindo o consumidor final do produto. Devemos aproveitar para mostrar o que está sendo feito no âmbito da Riotur, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado e a própria Embratur, parceira do Rio hoje mais do que nunca.
A própria hotelaria carioca se preparou condignamente para receber os dignitários estrangeiros. Sempre inovando, o hotel Le Méridien Copacabana foi o único que promoveu um curso específico para seus funcionários, sobre as características dos países das delegações e técnicas de atendimento para autoridades. É o caminho da excelência que o trade também quer traçar para participar desta ocasião, com este exemplo concreto.
A UniverCidade e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo estão promovendo mais uma vez um Curso de Informações Turísticas para Policiais Militares e Guardas Municipais, no sentido de que os integrantes destas forças estejam cada vez mais preparados para atender os turistas e entendam, a magnitude da Rio 99. As instituições de ensino que colaboram com o Rio demonstram o papel social que desempenham, integrando-se ao processo de desenvolvimento turístico.
Vemos que quando há integração efetiva dos governos Federal, Estadual e Municipal, as soluções são mais rápidas e pontuais. A Rio 99 é mais uma contribuição divina, para o engrandecimento do turismo fluminense!

Bayard Boiteux
Doutor honoris causa em Ciência Turística pela Universidade de Nápoles, é diretor da Escola de Turismo da UniverCidade e assessor especial da Subsecretaria adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Mauricio Werner
Coordenador técnico de Escola de Turismo da UniverCidade e assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui