‘Rio de Janeiro: como chegamos aqui?’

Uma cidade ao mesmo tempo maravilhosa e inviável.

Novos Tempos / 15:23 - 8 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A jornalista norte-americana Julia Michaels, que mora no Brasil desde 1981, acaba de lançar um novo livro: Rio de Janeiro: como chegamos aqui?, pela editora Raiz. Ela expõe as engrenagens sociais, econômicas e politicas de uma cidade ao mesmo tempo maravilhosa e inviável. Ela decifra um Rio com seu olhar estrangeiro e afetivo e ao mesmo tempo crítico.

 

Brasil tem novo embaixador na Ucrânia

O ministro Norton Rapesta acaba de ser confirmado pelo Senado como o novo representante da diplomacia brasileira na Ucrânia e Moldávia. Atualmente embaixador do Brasil no Kuwait, onde conseguiu fomentar de forma decisiva as relações comerciais e culturais, assim como no Barein, segue sua carreira de êxito e comprometimento com nosso país.

 

Gastronomia nota 10

O Restaurante térèze, um dos mais charmosos do Rio, situado no Hotel Santa Teresa, administrado pela Cadeia Accor, num conceito intimista de hotel boutique, voltou a operar, sob o comando do chef Pedro Franco, com pratos brasileiros bem contemporâneos. Tudo dentro dos protocolos de segurança, auditados pela Veritas Bureau.

 

Novo conselheiro

O Tribunal de Contas do Município do RJ, presidido por Thiers Montebello, que recebe o prêmio Yedda Maria Teixeira, na categoria Inovação, no próximo dia 8 de novembro, já está em processo de escolha do novo conselheiro, com a morte de Antonio Carlos Flores, através de uma lista tríplice de procuradores da Procuradoria Especial da Casa. É a priorização dos colaboradores de carreira.

 

Jiu-jitsu

Faixa preta, pela Federação de Jiu-jitsu do Estado do Rio de Janeiro, Raphael Boiteux administra uma academia, em Realengo, onde desenvolve projetos sociais em prol das artes marciais. Ministra também cursos de defesa pessoal. Paralelamente, trabalha como gari, em Copacabana. Exemplo de vida!

 

Novo cônsul-geral da Bélgica

Já assumiu o Consulado Geral, no Rio de Janeiro, o diplomata Daniel Dargent, juntamente com Brent Van Tassel. Com jurisdição em 12 estados, além do Rio, responde por Minas, Pernambuco, Maranhão, Espirito Santo, entre outros.

 

Diversidade na Associação dos Embaixadores

Clovis Casemiro, uma das maiores lideranças no turismo sul-americano no mercado LGBTI, foi empossado como novo vice-presidente de Diversidade da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ.

 

Sociedade de Cirurgia Plástica ganha jornal

Acaba de ser lançado o jornal eletrônico da Sociedade de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro, presidida por Marcelo Daher. Para editor, foi convidado o cirurgião plástico e professor Rawlson de Thuin, que pretende não só abordar assuntos relativos à saúde mas também notícias de arte, gastronomia e turismo.

 

Pensamento da semana

Falamos linguagens diferentes, às vezes as mesmas com sotaques e dialetos distintos que se encontram e se fazem entender se buscarmos descobrir as formas de comunicação dos outros. Vivemos cercados de interpretações diárias e vontades de interagir através de mensagens subliminares. Possuímos o dom de pensar no significado de cada palavra que escrevemos e exprime um sentimento forte que não temos coragem de manifestar. As palavras voam pela eternidade, ecoam no universo, mas, quando agrupadas, têm o seu sentido real. Viver é conhecer a linguagem daqueles que amamos de qualquer forma e que fazem parte do poema que escrevemos diariamente, mesmo sem rimas ou vocação, mas repleto de significado.”

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor