‘Rio de Vênus’: romance narrado por Afrodite une Brasil e Grécia

85
(foto: divulgação)

Novo livro da escritora e analista junguiana Patrícia de Luna traz Afrodite ao Rio de Janeiro como narradora de uma história de amor, suspense e roubo de obras de arte. “Rio de Vênus” é o primeiro lançamento da nova editora carioca Fhogo e acontece nesta sexta-feira (16), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. É o primeiro lançamento da recém-lançada editora carioca Fhogo.

E se Afrodite viesse à Terra, o que ela diria sobre nós? “Rio de Vênus”, terceiro livro da escritora Patrícia de Luna, propõe a questão e traz a Deusa do Amor como narradora de uma história de suspense e romance. A trama de mistério, mitologia e roubo de obras de arte cativa o leitor ao mesmo tempo que diverte e convida ao questionamento, bem-humorado, sobre os desafios femininos atuais.

A deusa greco-romana Afrodite desce à Terra para ajudar a pintora Zoe que vive conflitos em sua vida profissional e amorosa ao se envolver com Péricles, um homem misterioso ligado ao submundo do roubo de quadros, à Interpol e ao mito de Perséfone. “Rio de Vênus” espelha as pesquisas e viagens da escritora de Patrícia de Luna. O livro é divido em duas partes: o “Antes”, que retrata o início da jornada da protagonista e o motivo da vinda de Afrodite ao Rio de Janeiro, e o “Depois”, narrado em uma região turística da Grécia que tem um dos maiores fluxos de refugiados entre os países europeus.

Patrícia de Luna é psicóloga, analista junguiana, escritora de ficção histórica e palestrante. Especializada em mitologia, é uma spiritual traveller e busca, ao redor do mundo, pesquisadores, livros, documentos, pessoas e vivências para criar narrativas originais. Publicou os livros “Léo no Mundo do Espelho” e “Saga de Bravos”, além da peça teatral “Lenda de Apoena”, encenada no Teatro Cândido Mendes. Também é criadora de conteúdo digital, com foco na divulgação de conhecimentos históricos e mitológicos.

Espaço Publicitáriocnseg

A editora Fhogo nasce, em 2025, como braço literário da agência de assessoria de imprensa e produção cultural de mesmo nome. A dona da Fhogo, a jornalista Lenke Pentagna, também é sócia da editora Leblon que tem no portfólio dois best-sellers internacionais: “50 maratonas em 50 dias”, de Dean Karnazes (2009) e “Almoço em Paris”, de Elizabeth Bard (2012).
“Depois de divulgar inúmeros livros, incluindo um finalista do Prêmio Jabuti, decidi abraçar essa paixão pela Literatura e dar início a mais uma editora. “Rio de Vênus” foi o escolhido para inaugurar esse braço literário da empresa por três razões: estrear no ano em que o Rio foi eleito como Capital Mundial do Livro, promover a intertextualidade com a História da Arte e, obviamente pelo talento bem-humorado da escrita da Patrícia de Luna. Quero, nesse início, manter um foco em livros que tenham conexão com o universo da Arte. O pano de fundo de “Rio de Vênus” aborda o roubo de quadros do movimento artístico da Irmandade Pré-Rafaelita. Um dos quadros mais famosos desse estilo é “Ophelia” de John Everett Millais.”, conta Lenke sobre os motivos que a levaram a mergulhar no mercado editorial.

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui