Rio é o quarto destino mais buscado pelos brasileiros para viagens de final de ano

Voos para Argentina crescem 94% em um ano; São Paulo lidera procura por país vizinho

292
Passageiros em aeroporto (foto: Fernando Frazão, ABr)
Passageiros em aeroporto (foto: Fernando Frazão, ABr)

O Rio de Janeiro foi o quarto destino mais buscado para as viagens de final de ano, ficando atrás apenas de Recife, Salvador e São Paulo. O levantamento feito pelo metabuscador Kayak apontou os 20 lugares mais procurados e em comparação com o mesmo período de 2022, foi possível identificar uma queda média de quase 5% nos valores das passagens para as cidades analisadas e um aumento de buscas para cidades como Miami, Orlando, Paris e Nova Iorque

O levantamento apontou aumento de buscas em 67 dos 95 destinos avaliados. Os destaques vão para Buenos Aires, com um aumento de 46% nas buscas em relação ao ano passado, João Pessoa, com um crescimento de 34% e Vitória, com um aumento de 57%. Madri, Nova Iorque, Fortaleza, Porto Seguro e Florianópolis também tiveram crescimento nas buscas.

Os três destinos mais buscados são, respectivamente, Recife, Salvador e São Paulo. Entre os destinos internacionais, três se destacam entre os 10 mais buscados para viagens neste período: Miami, Lisboa e Orlando.

Os dados também constataram uma queda no valor das passagens em comparação ao mesmo período em 2022. Considerando a média dos 95 destinos mais buscados, a queda nos preços foi de 4,7%. Dos destinos nacionais, os que apresentam a maior queda de preço são Porto Alegre, com queda de 19%, Florianópolis, com 16%, Salvador e João Pessoa, ambos com redução de 14%. Entre os destinos internacionais, Nova Iorque e Santiago se destacam com queda de 18% nos valores das passagens.

Espaço Publicitáriocnseg

Com relação a escolha dos destinos, os dados apontam um aumento de 30% nas buscas por viagens para países da América do Sul. Já para voos domésticos e internacionais o aumento foi de 11%. Viajar em família tem sido a preferência do brasileiro de acordo com os dados e em comparação a 2022, as buscas por viagens em grupo tiveram um aumento de 16%. Já as buscas por viagens em dupla tiveram um aumento de 13%, enquanto as viagens solos tiveram um crescimento de buscas de 11%.

O levantamento foi realizado considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do mundo. Como datas de buscas foram consideradas de 1º de janeiro a 9 de novembro deste ano comparado com o mesmo período do ano passado. Para datas de viagem, foram considerados os períodos entre 22 de dezembro deste ano até dia 7 de janeiro de 2024 comparado com o mesmo período de 2022 para 2023. Viagens solo considerou buscas realizadas para um passageiro; casal para dois passageiros e grupo leva em consideração de três a seis passageiros.

No Brasil, a compra de passagens aéreas para Buenos Aires aumentou para 93,71% em um ano, de novembro de 2022 a novembro de 2023, conforme o levantamento da agência de viagens online, ViajaNet.

Paulistas e cariocas foram os turistas que mais viajaram para o país vizinho em 2023, seguidos pela população de Porto de Alegre, no Rio Grande do Sul, – estado que tem a maior extensão fronteiriça com a Argentina – Brasília, no Distrito Federal, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Embora a moeda argentina tenha sido a mais atrativa, quem está no pódio da lista são os pesos chilenos. Santiago, capital do Chile, foi o destino com a maior compra de bilhetes aéreos no ano de 2023. No entanto, apenas 30% das cidades mais procuradas pelos brasileiros, neste ano, estão na América do Sul. Com Buenos Aires em segundo lugar e Bariloche em décimo posição, ambas localidades situadas na Argentina.

Representando a Europa, Lisboa surge em terceiro lugar; logo adiante, Madri e depois Paris fecham o ranking no continente europeu em sétima e oitava posição, respectivamente.

Com domínio de 40% da preferência dos viajantes, a América do Norte se sobressaiu no roteiro dos brasileiros ao longo do ano. Miami (4º), Orlando (5º) e Nova Iorque (6º) foram os destinos favoritos nos EUA. Logo mais abaixo do território americano, em nona colocação, Cancún, no México fecha o pódio na região.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui