Rio registra maior alta do país no consumo de energia elétrica

1363
Poste de luz (foto de Rovena Rosa, ABr)
Poste de luz (foto de Rovena Rosa, ABr)

Levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE mostra que o consumo de energia no Estado do Rio de Janeiro cresceu 26% na primeira quinzena de abril, na comparação com o mesmo período de 2020. É o estado com a maior alta do país nestas duas primeiras semanas do mês.

A quantidade de energia elétrica consumida tem sido um dos indicadores prévios para avaliar a retomada da economia. Para a CCEE, o aumento expressivo na região é reflexo de uma maior adaptação dos setores produtivos ao cenário de isolamento social, e a consequente mitigação dos impactos da pandemia. A flexibilização gradual das medidas restritivas para combate à Covid-19 também pode ter influenciado.

Entre 1º e 15 de abril, o Rio de Janeiro consumiu 6.642 megawatts médios (MW). O resultado foi puxado principalmente pelas indústrias que compram sua energia no mercado livre, com destaque para os setores de Metalurgia e Produtos de Metal, Comércio, Serviços, Minerais Não-Metálicos e Químicos.

Mesmo em março, período de restrições mais intensas em parte do estado, houve alta de 14% no indicador na comparação anual. Neste ano, a única baixa no consumo de energia na região se deu em fevereiro (-3%), mas a queda teve como um dos principais motivos o cancelamento do carnaval, que no ano passado ajudou a elevar a demanda por eletricidade.

Espaço Publicitáriocnseg

As informações referentes a abril divulgadas no boletim InfoMercado Quinzenal ainda são preliminares e sofrerão alterações até a data final de contabilização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui