Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no ano passado, o Carnaval movimentou R$ 8 bilhões no Brasil. Levantamento do Sebrae Rio aponta que o Rio de Janeiro conta com 223,2 mil empresas ativas ligadas à festa, um crescimento de 6% em 2023 em novas atividades, em comparação ao ano anterior. Do total dessas empresas, 98% são pequenos negócios (MEI – 75%; ME – 19%; e EPP – 3%).
No Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao Carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de três meses a três anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de três anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço.
Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).
Além disso, segundo o Governo do Estado, o Rio de Janeiro recebeu 1.192.814 turistas internacionais em 2023 e recuperou o patamar de 2019 (o último ano pré-pandemia), quando recebeu 1.252.267 visitantes estrangeiros. O ranking dos principais países emissores de turistas é liderado pela Argentina, com 30% das chegadas (397.763), seguido pelo Chile (215.409), em segundo, e os EUA (142.600) em terceiro.
Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta para o Carnaval deste ano faturamento de até 15% maior em relação ao de 2023. Para as marcas, mais especificamente, o retorno do investimento na folia vem em forma de visibilidade, posicionamento, credibilidade, engajamento e, é claro, rentabilidade com o aumento das vendas de produtos.
Ainda segundo dados da CNC, as festividades devem gerar mais de 250 mil empregos temporários neste ano. E, de acordo com o Ministério do Turismo, mais de 45 milhões de pessoas devem passar pelos principais destinos carnavalescos do país.
Leia também:
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024; dentre os biomas, Amazônia foi a mais afetada e representou 51% do total
Supermercados do Rio cresceram 6,7% em vendas no mês de agosto
Setor no estado registra inflação de alimentos no domicílio
Brinquedos estão mais baratos no Dia das Crianças deste ano
Categorias que mais se destacaram no período incluem bonecas, brinquedos infantis e pré-escolares, e brinquedos esportivos e para atividades ao ar livre
Roubos de cargas em 2024 impulsionam investimentos em segurança
Investir em ferrovias para escoar cargas é urgente, apontam debatedores no Senado
Em agosto, setor de serviços caiu -0,4% após recorde na série histórica
Segundo IBGE, informação e comunicação (abrangendo salas de cinema) influenciaram números baixos
Aneel anuncia abertura de consulta pública
Objetivo é discutir a renovação das concessões de distribuição