Rio tem aumento de 6% de novas empresas ligadas ao Carnaval

Além disso, estado recebeu quase 1,2 milhão de turistas internacionais em 2023

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Carnaval, bloco de rua (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Carnaval, bloco de rua (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no ano passado, o Carnaval movimentou R$ 8 bilhões no Brasil. Levantamento do Sebrae Rio aponta que o Rio de Janeiro conta com 223,2 mil empresas ativas ligadas à festa, um crescimento de 6% em 2023 em novas atividades, em comparação ao ano anterior. Do total dessas empresas, 98% são pequenos negócios (MEI – 75%; ME – 19%; e EPP – 3%).

No Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao Carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de três meses a três anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de três anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço.

Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).

Além disso, segundo o Governo do Estado, o Rio de Janeiro recebeu 1.192.814 turistas internacionais em 2023 e recuperou o patamar de 2019 (o último ano pré-pandemia), quando recebeu 1.252.267 visitantes estrangeiros. O ranking dos principais países emissores de turistas é liderado pela Argentina, com 30% das chegadas (397.763), seguido pelo Chile (215.409), em segundo, e os EUA (142.600) em terceiro.

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Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta para o Carnaval deste ano faturamento de até 15% maior em relação ao de 2023. Para as marcas, mais especificamente, o retorno do investimento na folia vem em forma de visibilidade, posicionamento, credibilidade, engajamento e, é claro, rentabilidade com o aumento das vendas de produtos.

Ainda segundo dados da CNC, as festividades devem gerar mais de 250 mil empregos temporários neste ano. E, de acordo com o Ministério do Turismo, mais de 45 milhões de pessoas devem passar pelos principais destinos carnavalescos do país.

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