Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no ano passado, o Carnaval movimentou R$ 8 bilhões no Brasil. Levantamento do Sebrae Rio aponta que o Rio de Janeiro conta com 223,2 mil empresas ativas ligadas à festa, um crescimento de 6% em 2023 em novas atividades, em comparação ao ano anterior. Do total dessas empresas, 98% são pequenos negócios (MEI – 75%; ME – 19%; e EPP – 3%).
No Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao Carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de três meses a três anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de três anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço.
Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).
Além disso, segundo o Governo do Estado, o Rio de Janeiro recebeu 1.192.814 turistas internacionais em 2023 e recuperou o patamar de 2019 (o último ano pré-pandemia), quando recebeu 1.252.267 visitantes estrangeiros. O ranking dos principais países emissores de turistas é liderado pela Argentina, com 30% das chegadas (397.763), seguido pelo Chile (215.409), em segundo, e os EUA (142.600) em terceiro.
Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta para o Carnaval deste ano faturamento de até 15% maior em relação ao de 2023. Para as marcas, mais especificamente, o retorno do investimento na folia vem em forma de visibilidade, posicionamento, credibilidade, engajamento e, é claro, rentabilidade com o aumento das vendas de produtos.
Ainda segundo dados da CNC, as festividades devem gerar mais de 250 mil empregos temporários neste ano. E, de acordo com o Ministério do Turismo, mais de 45 milhões de pessoas devem passar pelos principais destinos carnavalescos do país.
Leia também:
Já são R$ 900 milhões contratados do Crédito do Trabalhador
Programa já atendeu mais de 77 mil clientes de todos os estados brasileiros
Carro: zona norte do Rio é a mais barata para abastecer
Já os combustíveis mais caros foram encontrados no Centro e na Zona Sul da capital.
Coaf alerta para golpistas se passando por servidores do órgão
Conselho diz que não é responsável por bloqueio ou liberação de bens
Feijão e arroz: os mais buscados em praças de alimentação de shoppings
São consumidos mensalmente cerca de 155 mil Kg de arroz e 48 mil Kg de feijão nas mais de 220 operações da Divino Fogão
Tiradentes e São Jorge puxam maiores vendas da Páscoa
Brasileiros gastaram mais 14,29% do que em 2024
Classe média já pode contratar Minha Casa, Minha Vida
Bancos vão oferecer linhas a famílias que ganham até R$ 12 mil