A concentração de usinas termelétricas em Macaé (RJ) pode levar a restrição de captação de água no rio local. “Quando fui secretário estadual de Energia e instalamos as duas primeiras termelétricas em Macaé, ainda em operação, pelos grupos EDF (França) e El Paso (EUA), a questão da captação de água no Rio Macaé foi um ponto importante, e até fizemos programas de recomposição da vegetação ciliar na região, e esse tema continua a ser fundamental, pois ali há uma captação para geração e para consumo humano”, lembra o ex-secretário Wagner Victer.
Ele salienta, porém, que o Rio de Janeiro tem várias opções para instalação de termelétricas, com bacias fluviais adequadas. “O fato é que não há outro estado na Região Sudeste com características geoelétricas tão boas para expandir o parque de geração de termelétricas a gás como o Rio de Janeiro, em especial após a Lei 9747, de 29 de junho de 2022, de autoria do deputado André Ceciliano, que concede incentivos para as térmicas que aqui se instalarem a partir dos leilões de energia de 2022 e 2023.”
Victer lista outras localidades que deverão ser contempladas com projetos, como a região no entorno de Itaboraí e Maricá, em função do Gasoduto Rota 3, que em breve entrará em operação, e na Baixada Fluminense, desde Itaguaí até Paracambi, onde já existe subestação e linhão de transmissão da State Grid em função do Gasoduto Rota 4b.
“Esse tema é um importante foco de atenção para futuras administrações para não perdermos importantes projetos que agreguem valor à economia fluminense e onde temos vantagens comparativas imensas, mas enfrentamos interesses de outros estados”, ressalta o ex-secretário de Energia.
Lawfare
A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) encabeça uma lista de entidades que protestam contra o que classificam de processo persecutório contra o juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, contra quem foram instaurados 6 procedimentos disciplinares (2 já arquivados por vícios formais) em razão de manifestações de opinião acerca das reformas Trabalhista e da Previdência e por sua participação na CPI da Reforma da Previdência.
“A prática do lawfare contra magistrados progressistas em razão de seus posicionamentos jurídicos e políticos, levada a cabo pela instauração de procedimentos disciplinares, tornou-se recorrente no Brasil”, acusam as entidades, que pedem apoio no abaixo-assinado disponível aqui.
Rápidas
A Rede Adventista Silvestre realizará nesta quinta, às 13h, “Você sabia que muitos cânceres são evitáveis?”, no Instagram *** “Aspectos econômicos, sociais e jurídicos sobre os criptoativos” é o tema do debate que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta quinta, às 17h, presencialmente e pelo Zoom *** As ações da Fundação Joaquim Nabuco em torno do Bicentenário da Independência continuam com palestra do escritor Laurentino Gomes. “A escravidão e o seu legado no Brasil de hoje” ocorrerá nesta quinta, às 17h, no Auditório Benício Dias/Cinema da Fundação, Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte.