Rio tem petróleo e gás, mas não aproveita riquezas

1309
Plataforma de petróleo. Foto divulgação
Plataforma de petróleo. Foto divulgação

Detentor de cerca de 85% das reservas provadas de petróleo do Brasil e de cerca de 62% das de gás, o Rio de Janeiro aproveita pouco esta posição. Do total de contratos da Petrobras com fornecedores e prestadores de serviços, apenas 19% do valor é gasto em empresas no Rio de Janeiro, enquanto 70% vai para o fora do Brasil. Mais de 50% do gás produzido no estado é reinjetado nos poços ou queimado, e a tendência de aumento da produção aponta para a insuficiência de infraestrutura de transporte, via gasodutos.

Os dados constam de nota técnica elaborada pela Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa (Alerj), presidida pelo economista Mauro Osório, como forma de subsidiar os debates do Fórum Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Alerj. O documento chama atenção para os projetos de lei 7.401/2017, na Câmara Federal, e 3.265/2020, na Alerj, sobre a Política de Conteúdo Local, “que vem sendo flexibilizada desde 2017”.

A nota técnica salienta que a insuficiente infraestrutura de gasodutos no país é o principal desafio a ser atacado e defende debate em torno do novo marco legal para o gás, PL 6.401/2013. Ao mesmo tempo que pode alcançar progressos na questão do transporte de gás, há “riscos de uma exposição excessiva à competição com o GNL importado, que, no limite, pode agravar o quadro atual, de baixo aproveitamento do gás do pré-sal”.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Cuidado com as redes

Em épocas de pandemia, desenvolver depressão e transtornos de ansiedade acabam por fazer parte da rotina. Segundo a psicóloga Tatiana Duarte da Silva, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, o momento provoca impacto, tanto na saúde física, quanto mental. Estresse, medo e solidão, podem ser “gatilhos” para o surgimento de crises psicológicas. “Afeta toda a população. Não importa a idade”.

A especialista recomenda manutenção das atividades: é importante conservar os hábitos e os horários, além do contato com familiares mais próximos, o que ajuda os sentimentos e pensamentos e faz com que as pessoas não se sintam, totalmente, sozinhas.

Para Tatiana, o cuidado com o excesso de notícias e o uso das mídias digitais é fundamental, já que absorver notícias, indiscriminadamente, e abusar das redes sociais, são, extremamente, ansiogênicos, especialmente, em uma era em que há dificuldades de controlar o tempo de uso e separar informações verdadeiras das falsas.

 

Domesticando o Leão

Empresas têm até 31 de dezembro para pleitear a devolução de tributos pagos indevidamente em 2015. De acordo com a AiTaX, de cada 10 empresas, 7 têm tributos a recuperar. A maioria é de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

 

Rápidas

A Aliança Zebra (Zero-Emission Bus Rapid-deployment Accelerator) anuncia nesta quinta acordo e lista de fabricantes de ônibus e investidores que impulsionarão a expansão dos veículos elétricos na América Latina nos próximos 12 meses. Investimento de US$ 1 bilhão *** A terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes apresenta seu curso de extensão em Terapia Bio Ortomolecular, em parceria com a Facha. Inscrições aqui *** O empresário Julian Tonioli, sócio da Auddas, lançará neste sábado, 12h, o e-book 101 KPIs para seu negócio e como defini-los do zero, no Youtube da Auddas.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui