Rio tem quase 60 mil mortes e prefeitura prepara Réveillon com festa

325
Cruzes na Praia de Copacabana (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Brasil chegou a 561.762 mortes por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.056 novas mortes por conta da doença. Nesta quinta-feira, o total de óbitos estava em 560.706. A soma de casos desde o início da pandemia alcançou 20.108.746.

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (140.428), Rio de Janeiro (59.787), Minas Gerais (51.088), Paraná (35.649) e Rio Grande do Sul (33.533).

No Brasil, já foram constatadas infecções pelas variantes Delta, Lambda e Gama.

Um estudo desenvolvido em São José do Rio Preto, no interior paulista, por meio de sequenciamento genético e análises epidemiológicas, revelou que a variante Gama do coronavírus, inicialmente denominada P1 e que teve origem no Brasil, é muito agressiva. A mesma pesquisa mostra ainda que lockdown e vacinação são eficientes para conter a mutação do vírus da covid-19.

Espaço Publicitáriocnseg

O trabalho envolveu a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Bill&Melinda Gates, Universidade de Washington, University of Texas Medical Branch e Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.

O poder público deve exigir e tomar cuidados para que a pandemia não piore, entretanto a Prefeitura do Rio começa a preparar o Réveillon 2022 com previsão de festa em Copacabana e em mais dez locais. A prefeitura ressalta que as comemorações estão condicionadas ao cenário epidemiológico.

O que poderia ser uma cerimônia, sem aglomeração, em memória e em respeito às vítimas de Covid-19, que devem chegar a 600 mil até o fim do ano, será uma festa com fogos, aglomerações e shows pela cidade inteira. O prefeito Eduardo Paes vai abrir licitações para a contratação de empresas responsáveis por balsas e queima de fogos na festa de fim de ano.

Nesta sexta-feira, o prefeito lançou os Cadernos de Encargos do Réveillon carioca para que empresas interessadas na promoção da festa possam obter todos os detalhes do evento. Um documento é exclusivo para o ano novo em Copacabana, que terá três palcos. O outro detalha a virada em mais dez locais: Boulevard Olímpico e Praça Guilherme da Silveira, em Bangu, que pela primeira vez terão comemoração; IAPI da Penha; Praça Paulo da Portela, no Parque Madureira; Praia do Flamengo; Praia da Moreninha, em Paquetá; Praia da Bica, na Ilha do Governador; Praia da Capela, em Guaratiba; Praia de Sepetiba e Piscinão de Ramos.

Outra novidade para a chegada de 2022 é o retorno da queima de fogos à Igreja de Penha.

Os cadernos são uma orientação para as empresas apresentarem projetos para a festa. Os parceiros escolhidos ficam responsáveis pela criação, desenvolvimento do projeto, planejamento, execução e prestação de contas. Em contrapartida, terão permissão de uso da marca na realização do Réveillon.

Nesta virada, haverá três espaços exclusivos para cadeirantes em Copacabana. Outra ação na orla do bairro será voltada para o acolhimento de pessoas LGBTI+ vítimas de violência e crimes de ódio.

Da Redação com informações da Agência Brasil e Prefeitura do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui