Risco colonizado

Quando um país emergente não paga seus empréstimos na data acordada, os porta-vozes do mercado financeiro apelidam isso de calote e usam essa justificativa para aumentar o “risco país”. E quando empresas de países desenvolvidos em instituições, financeiras ou não, estatais ou privadas, do Terceiro Mundo, como Light e AES, por exemplo, o risco Estados Unidos não cai?

Defesa
Cresce o número de protestos virtuais. Os defensores do direito do cidadão de possuir armas de fogo para se defender estão propondo uma “passeata virtual” para levar suas propostas ao Ministério da Justiça, que está elaborando novo projeto de lei sobre a posse e o porte de armas. Quem quiser participar, deve enviar mensagem para [email protected], com cópia para os organizadores do movimento ([email protected]), que também podem sugerir dizeres para serem remetidos às autoridades.

Getulismo
Será construído em cerca de um ano o espaço dedicado à memória de Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. O objetivo é que a obra seja construída a tempo de ser inaugurada no mês em que a morte do estadista completa 50 anos. Será uma réplica, na parte exterior, do Palácio Monroe e ficará no mesmo lugar onde foi demolida a antiga sede do Senado brasileiro. A sugestão da localização partiu de ninguém menos que Leonel Brizola, convidado pelo prefeito do Rio, César Maia, a ser um dos líderes da homenagem. Maia, apesar de no momento estar no PFL, foi um dos fundadores do PDT brizolista e se considera um dos herdeiros de Getúlio.

Mãos-à-obra
Já que o presidente Lula diz estar louco para debater seu pacote sobre a Previdência com seus críticos, basta apenas sua assessoria formular os convites e providenciar uma cadeia nacional de TV e rádio.

Dormindo com o inimigo
Empresas que aderirem ao programa de crédito petista de desconto em folha de dívidas de funcionários contraídas em empréstimos bancários devem se preparar para lidar com uma bomba relógio. Funcionários que chegam ao fim do mês com salários esterilizados no pagamento de dívidas e juros costumam trabalhar estressados e descontar na empresa sua irritação. Bom somente para a banca, que recebe sua parte em dia e sem, necessariamente, reduzir substancialmente seus juros.

Recado
O ministro da Economia da Itália e ex-contador particular do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi, Giulio Tremonti, gosta de, em seus discursos, estabelecer uma analogia: “Se não for possível fomentar o desenvolvimento sem estabilidade, fica subentendido que a estabilidade depende do desenvolvimento”. Frase que poderia ser repetida no Brasil petista.

Discurso não oficial
A Campanha Contra a Alca promove, nos próximos dias 12 e 13, no Rio de Janeiro, o Encontro para 1.000 militantes sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a Dívida Externa e a Militarização. O evento será no Centro de Educação Integral de Quintino (CEI). Entre os presentes, estarão o coordenador do MST, João Pedro Stédile e Paulo Passarinho, coordenador do Sindicato dos Economistas do Rio de Janeiro. Apesar da promessa do presidente Lula de apoiar a criação da Alca até 2005 e da ligação umbilical da entidade com o Planalto, a seção do Rio da CUT também apóia o ato.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBode
Próximo artigoPressão

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Sudeste teve alta de 5% nas vendas por internet em maio ante abril

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também cresceu: 7%.

Marca chinesa de automóveis de luxo Hongqi abre 1º showroom em Israel

A concessionária de carros israelense Samelet Group abriu nesta terça-feira o primeiro showroom da marca chinesa de limusines Hongqi na cidade de Tel Aviv, no centro de Israel.

AstraZeneca continuará a aumentar o investimento na China

AstraZeneca, a gigante farmacêutica britânica, está otimista sobre as perspectivas econômicas e o crescimento do setor de saúde chinês, e continuará a aumentar seu investimento na China, disse Leon Wang, vice-presidente executivo da AstraZeneca, informou o Chinanews.com nesta quarta-feira.

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.