Risco Rio

A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a dedetização dos aviões que voam do Rio de Janeiro para Portugal, devido ao surto de dengue no estado. A TAP não quer mosquitos clandestinos em seus aparelhos e borrifará spray inseticida na cabine, já com os passageiros acomodados, em todas as viagens a partir da Cidade Maravilhosa. A dedetização é rotina em todos os vôos da companhia com origem na África. É “regular” nas ligações do Nordeste brasileiro e “ocasional” nas ligações com a Venezuela, informa a TAP. O mosquito que transmite a doença não existe em Portugal.

Paciência de tartaruga
Os contribuintes que caíram na malha fina entre 2004 e 2007 e receberam intimações expedidas no último dia 18 com prazo de cinco dias para comparecer à Delegacia da Receita Federal não serão prejudicados pela greve dos auditores-fiscais, garante o Unafisco Sindical local (sindicato da categoria). Segundo a entidade, esses contribuintes – no Rio são 6 mil – devem comparecer à Receita para obter a prorrogação do prazo. Mas quem quiser resolver o problema sem delongas deve se preparar para enfrentar filas que dão voltas no quarteirão. Os próprios auditores informam que o tempo de espera beira as quatro horas.

Mídia em marcha
Nesta quinta-feira ocorre em Caracas um encontro latino-americano sobre “o terrorismo midiático”, convocado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. O evento termina no domingo. “É preciso discutir temas como este, já que o terrorismo midiático utiliza os meios de comunicação para gerar guerra, violência, temor e angústia nos povos”, disse Chávez.

Coração
O Hospital Pró-Cardíaco reúne, nesta quarta, especialistas do Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte para discutir as doenças da aorta. Serão debatidas as indicações atuais de tratamento. O encontro acontece de 12h às 13h30 no auditório do hospital Pró-Cardíaco (Rua General Polidoro, 192, Botafogo – RJ). Inscrições gratuitas pelo telefone (21) 2131-1444.

Indenizações
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro realiza, também nesta quarta, o fórum “Indústria das Indenizações – Reflexões na Cirurgia Plástica”. O evento, que será ministrado pela Banca A. Couto Advogados, abordará temas como psiquiatria forense, responsabilidade civil médica e hospitalar, medicina do trabalho, dano moral, entre outros. Mais informações no email [email protected]

Memória
Começaram terça-feira e se estendem até quinta-feira, as comemorações no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ, pelo 110 anos do nascimento de Luiz Carlos Prestes, completados em  3 de janeiro, e pelo centenário de nascimento de sua companheira, Olga Benario Prestes, completado em 12 de fevereiro.

Curto-circuito
O cancelamento do leilão Cesp por falta de depósito das garantias para o arremate da estatal expõe mais uma curiosa contradição das privatizações tucanas: o incensado capital privado, quando  convocado a substituir o papel do Estado, só comparece se financiado pelo dinheiro público!

Vote no Morro
O prefeito do Rio, Cesar Maia, entrou de cabeça na campanha para eleger o Pão de Açúcar uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo. A votação é coordenada pelo mesmo grupo que escolheu as Sete Maravilhas do Mundo Moderno – e o Rio emplacou o Corcovado. Veja mais em www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/

O que mais falta?
Menos de um ano depois de o presidente Lula proclamar ao mundo que “a Saúde no Brasil está perto da perfeição”, o Rio de Janeiro convive com nova epidemia de dengue. Será que o aedes aegypti não lê os discursos oficiais?

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorCaminho externo
Próximo artigoHiperlucros
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em 12 meses, franquias tiveram queda de 11,4% na receita

Segundo associação do setor, no período, receita apresentou queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.