Rock in Rio: rodoviária deve registrar alta de 40% na movimentação de passageiros

Público de outros estados encontra passagens que variam de R$ 99,90 a R$ 240

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Rodoviária do Rio (Foto: Bia Lima/divulgação)
Rodoviária do Rio (Foto: Bia Lima/divulgação)

O movimento de turistas e passageiros utilizando a segunda maior rodoviária da América Latina a partir de 12 de setembro deverá ser 40% maior em comparação ao movimento normal. Segundo a previsão estatística da concessionária, no período de 12 a 23 de setembro, em função do Rock in Rio, a Rodoviária do Rio deve receber 225.500 passageiros em 7.161 ônibus (1.161 extras), principalmente vindos das Região Sudeste (Minas, São Paulo e interior do Rio) e Brasília, transportando mais de 225 mil passageiros, grande parte desse número é composto pelo público do festival. Ao todo, considerando o número de embarques e desembarques, o terminal deve movimentar 449.790 pessoas e um total de 14.086 ônibus.

“A Rodoviária está totalmente preparada para receber os turistas e o público do Rock in Rio, como em todos os anos de festival, oferecendo uma estrutura completa de recepção e serviços. Além disso, contaremos novamente com o serviço Primeira Classe, sendo um dos pontos de embarque oficiais do Rock in Rio para o transporte até a Cidade do Rock”, afirma Roberta Faria, diretora geral.

Os ônibus do serviço primeira classe sairão das plataformas 56 a 58, permitindo que os passageiros que desembarcarem no Rio de ônibus sigam direto para o evento sem precisar sair do terminal.

O Grupo JCA (viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão) já está sentindo um reflexo na movimentação de passageiros com um aumento de 44% na procura por viagens de ônibus de suas linhas até o Rio de Janeiro durante os dias de festival. Entre as principais cidades de origem estão São Paulo e Sorocaba, Campos dos Goytacazes e Belo Horizonte. Refletindo a mesma expectativa, a Guanabara (Útil, Sampaio, Brisa, Real Expresso, Rápido Federal, Expresso Guanabara), espera um aumento de 20% no total de suas rotas nas linhas das regiões mais remotas do país. Mas o destaque se dará nas rotas vindas de cidades mais próximas como Juiz de Fora e Sul de Minas Gerais, São José dos Campos, Taubaté e Santos, e nestas, com toda certeza, esse aumento deverá superar 50%, por isso a empresa deve dobrar a grade de horários para essas cidades. Já a Viação Águia Branca espera um aumento de 53% no total de viagens. A expectativa da companhia é do aumento das viagens partindo de São Paulo e Vitória (serão 375 ônibus extras saindo da capital paulista transportando mais de 9 mil passageiros e 30 ônibus extras partindo de Vitória e uma expectativa de transportar mais de 5 mil passageiros para o Rock in Rio).

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Segundo levantamento feito ontem pela Clickbus, operadora do sistema de vendas de passagens do site oficial www.rodoviariadorio.com.br, houve um aumento de 439% no percentual na vendas de bilhetes entre o ano passado 2023 (mesma época, considerando os mesmos finais de semana de shows) e este ano, 2024. No ranking de rotas em direção ao Rio estão as cidades de São Paulo (capital), que representa quase metade desse total, além de Campinas, Sorocaba, Santos e Barra Funda e Belo Horizonte e Juiz de Fora.

“Quando olhamos para última edição do evento em 2022, os números atuais da pesquisa demonstram um aumento de 176% de comercialização de tickets. Se compararmos 2024 com 2022, o número deste ano já está bem maior e o evento nem chegou ainda, um incremento total de 237% para a data do evento”, informa a marketplace.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (Abrati), considerando a semana de 9 a 13 de setembro, e tomando como exemplo o trecho São Paulo – Rio de Janeiro, que lidera o ranking de maior demanda de passagens em direção ao Rio, o viajante encontra opções em 10 viações do transporte regular comprometidos com a segurança e o conforto e oferece mais de 200 opções de horários com preços que variam em média em torno de R$ 200 por trecho.

“Ô ônibus é, sem dúvida, a opção mais democrática para viagens de turismo no Brasil”, ressalta a entidade. Essa tendência é ainda maior num momento em que as tarifas do modal aéreo chegam a custar 800% a mais que os bilhetes de ônibus. Além disso, as frotas das empresas estão cada vez mais modernas e disponibilizando serviços de luxo como wi-fi, monitoramento em tempo real de todo percurso, poltronas espaçosas e que reclinam como cama entre outros mimos.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur – RJ), que possui um espaço para o receptivo dos turistas e do público no setor de desembarque da rodoviária (o Lounge #TônoRio), destaca o aumento de 65% nas buscas de turistas para os finais de semana do festival no período de 16 a 22 de setembro. Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a maioria do público do evento é formada por jovens.

“A expectativa em relação a ocupação hoteleira no período do Rock in Rio é a melhor possível. A tendência é que a ocupação hoteleira cresça mais próxima ao evento”, complementa.

De acordo com os dados do HotéisRio, na primeira semana de shows (de 13 a 15 de setembro) destaque para a média de 54% na ocupação hoteleira do Rio na primeira semana de Rock in Rio. Já na segunda semana de shows (de 19 a 22 de setembro), a média de ocupação aumenta ainda mais.

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