Rolha

Ao praticamente triplicar o déficit externo do país em apenas cinco meses, para cerca de US$ 18 bilhões, a combinação juros astronômicos-câmbio valorizado mostra, mais uma vez, que o problema do país não é limitar o crescimento a 3% ao ano, como defendem economistas a serviço do capital financeiro. O verdadeiro obstáculo a que o Brasil retome o caminho do desenvolvimento é a ortodoxa política econômica que se arrasta há cerca de duas décadas. Em outras palavras, o problema não é crescer pouco, mas crescer sem estimular a produção e a distribuição de renda.

Limpeza
O sabão de roupa (em pó e líquido) continua a ser o campeão de vendas na cesta de limpeza do brasileiro, mantendo cerca de 30% do faturamento do setor, que atingiu R$ 12,2 bilhões em 2009. O faturamento do setor cresceu 7% ano passado e promete atingir dois dígitos em 2010. As entidades que reúnem a indústria de produtos de limpeza (Abipla e Sipla) lançaram o Anuário Abipla 2010, com uma radiografia do mercado.
Alguns destaques: o setor é formado, em 95%, por micro, pequenas e médias empresas; a cesta de limpeza respondeu por 1,3% do total dos gastos do brasileiro, sem variação em relação a 2008; no início de 2010, o valor médio de gastos em supermercado foi de R$ 392, sendo R$ 29 em produtos de limpeza, similar ao valor médio de gastos com higiene pessoal; a venda de purificadores de ar foi a que mais cresceu ano passado, com alta de 21,7%, seguida dos multiusos (14,3%).
As vendas mundiais de produtos de limpeza a US$ 122,5 bilhões. Deste total, o Brasil representou em torno de 5%.

Classe emergente
O Brasil está na quinta posição no ranking internacional de varejo e na relação entre os países mais atraentes para as grandes empresas do setor, segundo estudo divulgado pela consultoria AT Kearney, elaborado com base em entrevistas feitas com 60 executivos do varejo mundial. De acordo com o professor da FGV Tadeu Masano, três fatores influenciaram esse resultado. “O aumento dos índices de emprego formal, o aumento da renda e a ampliação ao acesso ao crédito”.

Interior
As estratégias para o desenvolvimento do Noroeste do Rio de Janeiro são tema de seminário sexta e sábado, em Santo Antônio de Pádua. A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e a representante do Ministério da Integração Nacional Maria José Monteiro abrem o evento.

Caneladas
Ainda que se dêem por caminhos tortuosos, os desdobramentos da peleja particular entre Dunga e a TV Globo devem ser acompanhados de perto por todos defensores da democratização dos meios de comunicação. Praticante de um futebol pouco brasileiro, o treinador expressa-se como pensa, o que torna um candidato fácil à antipatia coletiva. No entanto, independentemente das idéias que defende, Dunga mantém a coerência num ponto fundamental para a comunicação do país: acabou com os privilégios concedidos à Globo. Com isso, o jornalismo a favor até demais – como diria o ex-presidente FH – passou a atacar o treinador, inclusive, recorrendo a manchetes mais desejosas do que jornalísticas.

Padrão
Comparados aos que são proferidos aos domingos à tarde no Domingão do Faustão, entre outros programas voltados para a família brasileira, os palavrões proferidos por Dunga soam como quase poemas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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