Rombo real

Se o governo recolhesse sua parte sobre os salários dos servidores federais, o déficit com os aposentados seria de R$ 18,861 bilhões, “muito longe dos R$ 51 bilhões que o ministro da Previdência falou em seu discurso no Congresso”, ataca o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM): “E sempre é bom lembrar que a despesa com juros da dívida pública em 2011 será maior que R$ 200 bilhões, 170% maior que a soma do gasto com aposentadorias e pensões”, finaliza Maia.

Desconto
Após o estouro do escândalo de mais de R$ 1 bilhão, envolvendo o prefeito Gilberto Kassab e a empresa Controlar, a taxa de inspeção veicular na cidade de São Paulo terá redução de 28%, para R$ 44,36. No fim de 2010, Kassab autorizara reajuste de 9,81%. No Rio de Janeiro, a taxa de vistoria do Detran monta a espantosos R$ 90,30.

Caótico
Os quase 12 milhões de habitantes da região metropolitana fluminense gastam até cinco horas por dia na ida e na volta ao trabalho. Mais do que sofrer na condução, a população tem de aturar políticas de transporte precárias e sem planejamento, segundo a Divisão Técnica de Transportes do Clube de Engenharia. De acordo com estudos de entidades do setor, a frota de 16 mil ônibus é insuficiente para atender aos deslocamentos pela malha rodoviária do Rio. A maioria das linhas trafega nas mesmas rotas com veículos superlotados durante o dia,  atestando falta de planejamento na distribuição da malha. À noite, ao contrário, são raros os veículos nas ruas. Trens, barcas e metrô apresentam problemas de superlotação e atrasos. Esses são os principais problemas que serão debatidos no Clube de Engenharia, no Centro do Rio, neste sábado, das 9h às 13h.

Padrão
Os cariocas indignados com o aumento de 57,14% na tarifa da barca Rio-Niterói – parte do qual coberto a ser coberto por subsídio anual de R$ 30 milhões pela “viúva” estadual – menos de um mês depois do acidente mais recente causado pela concessionária Barcas S/A deve se preparar para um padrão semelhante no Tom Jobim, caso a presidente Dilma inclua este terminal entre os aeroportos que pretende privatizar. Afinal, o maior porta-voz da privatização do setor de transportes no Rio é o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB), que se notabiliza pela ausência de punições, acompanhada da concessão de novas benesses a cada descalabro das concessionárias de trem, metrô, barca…

Padrão II
Aliás, se o paradigma for seguido também na Linha Amarela, após a leniência demonstrada pela concessionária LamSA para resolver os problemas decorrentes do incêndio de um único ônibus, os usuários devem arcar com tarifas ainda mais salgadas das que pagam para circular por uma via construída com dinheiro do contribuinte.

Sul-Sul
As exportações do Equador para o Brasil crescem 60% este ano, em relação ao ano passado, com isso reduzindo o grande déficit ainda mantido por este país com seu grande vizinho. A informação foi divulgada pelo embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla, durante o recente Encontro de Ministros de Relações Exteriores dos dois países, em Manaus. Os equatorianos atribuem a redução do desequilíbrio nas relações comerciais à mudança estratégica da política externa do Brasil, que, sem deixar de lado os negócios com Estados Unidos e União Européia (UE), passou a priorizar os mercados emergentes, com destaque especial para a América do Sul.

Operadores
A exemplo dos matemáticos que, ano após ano, vêem seu pitacos sobre futebol serem jogados para escanteio após o fim das competições, sem que deixem de ser ouvidos pelos mesmos veículos de comunicação que publicaram suas fracassadas crendices, as agências de classificação de risco que cometem erros com margens de erros que, na vida real, levariam à falência qualquer empresa, seguem operando os mercados, distribuindo novas rodadas de classificação de risco. Em ambos casos, a metodologia pode ser esotérica, mas os interesses envolvidos são bastante palpávei$.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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