Roubini alerta para risco de quebra dos mercados de ações

Professor analisa retorno da inflação.

A ameaça de uma inflação mundial em forte alta pode não ser o cenário mais provável, mas vale a cautela quando o alerta é dado por Nouriel Roubini. O professor de Economia na Stern School of Business da New York University ficou conhecido como Dr. Doom, quando foi um dos poucos economistas renomados a antecipar a crise financeira mundial de 2007/2008.

Em artigo, Roubini avisa: “Não se engane: o retorno da inflação teria graves consequências econômicas e financeiras. Teríamos passado da Grande Moderação para um novo período de macroinstabilidade. O mercado altista secular de títulos finalmente terminaria, e o aumento dos rendimentos nominais e reais dos títulos tornaria as dívidas de hoje insustentáveis, quebrando os mercados de ações globais. No devido tempo, poderíamos até testemunhar o retorno do mal-estar típico dos anos 1970.

Roubini trabalhou para o FMI, para o Federal Reserve dos EUA e para o Banco Mundial.

 

Barrados no baile

Falta de vacina vai transformando a definição das prioridades em uma panela de pressão. Profissionais que instalam, fazem manutenção e operam equipamentos médicos em UTIs não são elegíveis para vacinação de Covid-19.

São aproximadamente 3 mil profissionais que visitam diariamente hospitais. A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia em Produtos para Saúde (Abimed) tem pleiteado a inclusão destes profissionais. – mais de 20% profissionais já pegaram a doença, informa a entidade.

Por enquanto, apenas o Projeto de Lei 1.345/2021, de autoria do deputado federal Pedro Westphalen, busca colocar o grupo na prioridade.

 

Óleo e energia

O XV Forum Ibef Oil, Gas & Energy – Novos Paradigmas da Indústria ocorrerá em 20 e 21 de maio, das 10h às 13h. Participarão, entre outros especialistas: o presidente da Shell Brasil, André Lopes Araújo; o CEO Repsol Sinopec Brasil, Mariano Ferrari; o presidente da Chevron Brasil, Mariano Vela; e o sócio-líder de Energia e Recursos Naturais da KPMG para a América do Sul, Manuel Fernandes.

A coordenação é de Fernando Potsch, e a palestra de encerramento – “Integrando o Futuro, fortalecendo conexões” – será realizada por Roberto Castello Branco, associado do Ibef e que acaba de deixar a presidência da Petrobras, uma saída tumultuada.

 

Inimigo, mas nem sempre

Não se viu nas redes da direita forte revolta contra Gilmar Mendes por ter transferido para a justiça eleitoral processo que envolvia Coronel Jairo, pai do Dr. Jairinho. O MP acha que a decisão dificulta uma condenação por corrupção do ex-deputado, citada na CPI das Milícias.

 

Rápidas

A Fiotec, da Fiocruz, assinou contrato com a empresa britânica Russell Bedford para auditoria que se estenderá ao longo dos próximos 12 meses *** Ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim fará a conferência de abertura do webinário “30 Anos do Mercosul (1991-2021): avanços e retrocessos, desafios e paradoxos”, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta segunda-feira, às 11h, no canal TVIAB. Participará também o ex-presidente do Parlamento do Mercosul e ex-deputado federal Dr. Rosinha.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

PT e PDT podem se unir para ter Ceciliano no Guanabara

Candidatura conta com simpatia de Paes e outros caciques.

Forte do Leme

Falta vida e exigir o certificado de vacinação.

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...