Roubini alerta para risco de quebra dos mercados de ações

A ameaça de uma inflação mundial em forte alta pode não ser o cenário mais provável, mas vale a cautela quando o alerta é dado por Nouriel Roubini. O professor de Economia na Stern School of Business da New York University ficou conhecido como Dr. Doom, quando foi um dos poucos economistas renomados a antecipar a crise financeira mundial de 2007/2008.

Em artigo, Roubini avisa: “Não se engane: o retorno da inflação teria graves consequências econômicas e financeiras. Teríamos passado da Grande Moderação para um novo período de macroinstabilidade. O mercado altista secular de títulos finalmente terminaria, e o aumento dos rendimentos nominais e reais dos títulos tornaria as dívidas de hoje insustentáveis, quebrando os mercados de ações globais. No devido tempo, poderíamos até testemunhar o retorno do mal-estar típico dos anos 1970.

Roubini trabalhou para o FMI, para o Federal Reserve dos EUA e para o Banco Mundial.

 

Barrados no baile

Falta de vacina vai transformando a definição das prioridades em uma panela de pressão. Profissionais que instalam, fazem manutenção e operam equipamentos médicos em UTIs não são elegíveis para vacinação de Covid-19.

São aproximadamente 3 mil profissionais que visitam diariamente hospitais. A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia em Produtos para Saúde (Abimed) tem pleiteado a inclusão destes profissionais. – mais de 20% profissionais já pegaram a doença, informa a entidade.

Por enquanto, apenas o Projeto de Lei 1.345/2021, de autoria do deputado federal Pedro Westphalen, busca colocar o grupo na prioridade.

 

Óleo e energia

O XV Forum Ibef Oil, Gas & Energy – Novos Paradigmas da Indústria ocorrerá em 20 e 21 de maio, das 10h às 13h. Participarão, entre outros especialistas: o presidente da Shell Brasil, André Lopes Araújo; o CEO Repsol Sinopec Brasil, Mariano Ferrari; o presidente da Chevron Brasil, Mariano Vela; e o sócio-líder de Energia e Recursos Naturais da KPMG para a América do Sul, Manuel Fernandes.

A coordenação é de Fernando Potsch, e a palestra de encerramento – “Integrando o Futuro, fortalecendo conexões” – será realizada por Roberto Castello Branco, associado do Ibef e que acaba de deixar a presidência da Petrobras, uma saída tumultuada.

 

Inimigo, mas nem sempre

Não se viu nas redes da direita forte revolta contra Gilmar Mendes por ter transferido para a justiça eleitoral processo que envolvia Coronel Jairo, pai do Dr. Jairinho. O MP acha que a decisão dificulta uma condenação por corrupção do ex-deputado, citada na CPI das Milícias.

 

Rápidas

A Fiotec, da Fiocruz, assinou contrato com a empresa britânica Russell Bedford para auditoria que se estenderá ao longo dos próximos 12 meses *** Ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim fará a conferência de abertura do webinário “30 Anos do Mercosul (1991-2021): avanços e retrocessos, desafios e paradoxos”, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta segunda-feira, às 11h, no canal TVIAB. Participará também o ex-presidente do Parlamento do Mercosul e ex-deputado federal Dr. Rosinha.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

A ‘revolução verde’ em pauta na Cúpula do Clima

Quatro dos dez maiores poluidores – EUA, China, União Europeia e Índia – estão avançando.

Deputado pede tombamento para evitar venda

Paes quer fim de escola na orla de Copacabana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.