Roubini: EUA caminham para recessão longa e severa

277
Nouriel Roubini (foto de Moritz Hager, WEF)
Nouriel Roubini (foto de Moritz Hager, WEF)

Uma recessão para os Estados Unidos será “longa” e “severa” e pode causar problemas financeiros “em geral”, disse o economista Nouriel Roubini, citado pela Bloomberg nesta semana.

Roubini ficou conhecido como Dr. Doom (Doutor Catástrofe) devido a suas previsões de que a economia caminhava para uma grande crise. Em 2005, segundo a revista Fortune, Roubini afirmou que “o preço dos imóveis residenciais surfava em uma onda especulativa, que brevemente faria afundar a economia”. Foi o que realmente aconteceu na crise de 2007/2008, aumentando o respeito ao economista.

“Estamos em uma desaceleração drástica. Tivemos dois trimestres negativos de crescimento no primeiro semestre (de 2022)”, disse Roubini. “A taxa de fundos do Federal Reserve [Fed] precisa estar bem acima de 4% para empurrar a inflação para 2%”, disse ele. “Se isso não acontecer, as expectativas de inflação vão dar errado, ou haverá um pouso forçado.”

O Fed elevou recentemente as taxas de juros em mais 0,75 ponto percentual no final de julho para combater uma taxa de inflação de 8,5%, após um aumento semelhante em junho, marcando os maiores aumentos consecutivos em décadas.

Espaço Publicitáriocnseg

Roubini acrescentou que, embora a inflação possa ter atingido o pico, ele não tem certeza de quão rápido ela pode cair. “Não acho que a política monetária seja rígida o suficiente para reduzir a inflação para 2% com rapidez suficiente”, disse ele.

Com Agência Xinhua

Leia também:

Mercado imobiliário dos EUA entra em recessão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui