Round

92

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, aliado ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, marcou um ponto ao conseguir manter a TJLP, taxa de juros usadas para financiamentos de longo prazo pelo banco, em 6%. A dupla derrotou o grupo ligado ao mercado financeiro, que abomina a TJLP, e que teria o apoio do ministro Antonio Palocci.

Legado de Alencar
Sem nem ao menos respeitar o luto regulamentar, urubus aninhados no jornalismo tupiniquim dedicam-se a usar a morte do ex-vice-presidente José Alencar para tentar reconstruir a história das razões que levaram os brasileiros a elegerem o presidente Lula, em 2002. Por essa versão, Alencar teria sido o fiador de Lula junto ao “mercado”, ignorando que a chapa que juntava o ex-sindicalista e um dos principais empresários nacionais simbolizava justamente a união do setor produtivo (capital e trabalho), para pôr um freio ao reino do rentismo, que, iniciado com Maílson da Nobrega no outono do Governo Sarney, ganhara autonomia inimaginável durante a interminável era FH.
Com a administração tucana esgarçada desde que o real fora à breca, no início de 1999, e com os efeitos danosos das políticas liberais de FH explicitados para a população, havia uma nítida decisão dos brasileiros de procurarem uma alternativa na oposição. Prova cabal disso é que a soma dos votos de Lula (46,44%), Garotinho (17,87%) e Ciro (11,97%) no primeiro turno atingiu 76,28% dos votos válidos, contra modestos 23,2% de José Serra, escalado para o papel de candidato do oficialismo.
Não por acaso, eleito, Alencar fez do combate sem trégua aos juros astronômicos sua principal e mais popular bandeira durante os oito anos em que esteve no poder. Se Lula e o PT, por razões singulares e ainda não reveladas ao eleitorado, optaram por compor-se com o “mercado” em detrimento do setor produtivo, como mostram os pífios níveis de crescimento do Brasil durante seus dois mandatos, é outra história.

Voz do dono
Os mesmos pitboys eletrônicos que chegaram a enxergar nas insistentes cobranças de Alencar pela redução dos juros uma manifestação contemporânea das relações de casa grande e senzala – nas quais o “viés patronal” do vice-presidente se atribuiria poderes autoritários sobre Lula – agora, sem remover o óleo de peroba de suas faces, elogiam a trajetória do político falecido. Na verdade, ao atribuírem aquelas características a Alencar apenas projetavam no vice-presidente seu comportamento subalterno de replicadores da voz dos seus donos.

Ovos
Para contribuir para a festa de Páscoa da Associação Semente da Vida (Asvi), localizada na Cidade de Deus, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ) está realizando campanha de arrecadação de chocolates. As doações podem ser feitas até 15 de abril, na Av. Passos, 120 – 7º andar – Centro, RJ.

Espaço Publicitáriocnseg

Social
Nesta quinta-feira, será realizada a Feira de Cidadania e Inclusão Social nas comunidades Matinha e dos Mineiros (Complexo do Alemão, no Rio, cuja ocupação foi manchete em jornais e TVs). Entre as ações sociais, emissão de carteira de trabalho, verificação de pressão arterial e glicose e exames de vista gratuitos aos moradores e a doação de lentes oftálmicas pelo Instituto Varilux da Visão.

Fiscal
A FISCOSoft, empresa que atua no mercado de informações fiscais e legais, apresentará na 17ª Intermodal os novos recursos do ComexData para o mercado aduaneiro, que proporcionam mais segurança quanto aos aspectos tributários e administrativos.

Conan
O ministro da Educação, Fernando Haddad, que planeja acabar com o Instituto Benjamin Constant e com o Instituto de Educação para Surdos, já tentou incorporar à pasta o Sistema S (Senai, Senac etc.). Foi devidamente impedido pelo então presidente Lula.

Roto
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, antes de qualificar o aeroporto da cidade de “rodoviária de quinta categoria”, deveria olhar o próprio umbigo. Como ele descreveria as esburacadas ruas do Rio? Para não precisar ter o trabalho de circular pela Zona Norte ou pelo subúrbio da cidade, pode ir até a Av. Presidente Vargas, bem em frente ao edifício sede da Prefeitura, e ver que, na recém-reasfaltada via, os bueiros já estão desnivelados, prejudicando os motoristas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui