Rover Zhurong da China viaja mais de 1,9 km em Marte

O rover de Marte Zhurong viajou mais de 1,9 km desde que colocou suas rodas na superfície do planeta em maio do ano passado, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar da Administração Espacial Nacional da China.

Foto divulgada em 11 de junho de 2021 pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostra uma selfie do primeiro rover de Marte da China, Zhurong, com a plataforma de pouso. (CNSA/distribuição via Xinhua)

Xinhua - Silk Road

Beijing, 3 mai (Xinhua) — O rover de Marte Zhurong viajou mais de 1,9 km desde que colocou suas rodas na superfície do planeta em maio do ano passado, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar da Administração Espacial Nacional da China.

Até o domingo, Zhurong tinha operado na superfície de Marte por 342 dias marcianos a uma distância de 240 milhões de quilômetros da Terra. Um dia marciano é aproximadamente 40 minutos mais longo do que um dia na Terra.

O Zhurong pousou na Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte, em 15 de maio de 2021. Desde então, o rover coletou amostras de rochas da superfície e capturou imagens enquanto explorava o planeta.

Marte entrará na temporada de inverno, durante a qual a temperatura noturna pode cair abaixo de 100 graus Celsius negativos, com uma alta probabilidade de tempestades de areia. Os invernos marcianos duram o equivalente a seis meses terrestres.

Os cientistas fizeram projetos especiais no rover Zhurong, incluindo a resistência a baixas temperaturas, resistência à areia, segurança de energia e outros recursos, com o objetivo de garantir a condução segura do processo de patrulha e exploração de Marte.

A administração espacial chinesa também divulgou que o rover lunar Coelho de Jade-2 já trabalhou por 42 dias lunares e se moveu 1.181 metros na superfície da Lua.

A sonda chinesa Chang’e-4, incluindo um módulo de pouso e o Coelho de Jade-2, lançado em 8 de dezembro de 2018, fez o primeiro pouso suave na Cratera Von Karman, na Bacia do Polo Sul-Aitken, no lado distante da Lua, em 3 de janeiro de 2019. Fim

Leia também:

134.000 estações base 5G foram recém-construídas na China no Q1

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou na sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,48 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.

Representante chinês pede coordenação e estabilidade sobre alimentação

Um representante chinês pediu na quinta-feira para que a comunidade internacional trabalhe em conjunto, no objetivo de estabilizar o mercado global de alimentos, garantir suprimentos diversos de alimentos e facilitar globalmente o comércio agrícola.

Envios de celulares na China alcançam 69,35 milhões de unidades no Q1

As remessas de telefones celulares da China tiveram uma queda anual de 29,2%, chegando cerca de 69,35 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, de acordo com um relatório da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT, sigla em inglês).

Últimas Notícias

Rio, petróleo e prosperidade

Por Ranulfo Vidigal.

Baixas temperaturas e geadas trazem prejuízos a agricultores

Balança comercial do agro, entretanto, apresentou superávit de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano, de janeiro a abril.

A pandemia do burnout

Por César Griebeler.

OIT: crises geraram déficit de 112 milhões de empregos no mundo

Guy Ryder: 'efeitos sobre os trabalhadores e suas famílias, particularmente nos países em desenvolvimento, serão devastadores.'

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou na sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,48 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.