RSM Brasil: ferramenta web de autoavaliação do programa de integridade

Self Assessement é voltado para empresas de qualquer porte e segmento.

Informática / 01:35 - 27 de ago de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A consultoria RSM Brasil (ACAL) deixa disponível, na web, uma ferramenta de autoavaliação gratuita para que as empresas identifiquem qual o nível de maturidade dos seus negócios em relação a implantação do programa de integridade – uma demanda que vem ganhando cada vez mais importância nas relações comerciais.
De acordo com Fabio Bastos, sócio da área de Risk Advisory Services (RAS) da RSM Brasil, todas as empresas, independente do porte ou do segmento, devem ter em seu radar a implementação do programa de integridade.
“Se sua empresa não tem a intenção de interagir comercialmente com entidades públicas e mistas, inicialmente não teria porquê implementar um programa de integridade. Contudo, por fazer parte da cadeia de valor de outras empresas, caso estas venham interagir com entidades públicas, elas precisarão implementar programas de integridade e, desta forma, você poderá ser requisitado a participar da conformidade desses programas, basta ser considerado um parceiro estratégico”, explica o executivo.
Para ajudar as empresas a perceberem o quão perto ou o quão longe estão em relação ao que é requerido pelo Decreto Federal no 8.420/15, que regulamenta a Lei Anticorrupção, a RSM Brasil está disponibilizando o Self Assessement de Integridade – uma autoavaliação em que a empresa responde um formulário com 43 perguntas, evidenciando o estágio atual do programa de integridade da empresa.
“O questionário está dividido em três seções seguindo metodologia desenvolvida e aplicada por nós em nossos projetos. Ele é baseado em informações sobre governança, atividades de avaliação de eficácia do programa e a formalização da documentação necessária para a efetividade do programa”, explica Bastos. “Além do score de aderência e da visão analítica dos resultados, pelos temas abordados no questionário, as empresas participantes receberão do especialista da RSM um feedback individualizado com base nas respostas e observações registradas no formulário e, desta forma, será possível identificar quais pontos precisam de atenção para que o programa esteja em conformidade com o Decreto”, completa.
Para acessar o formulário, basta entrar em assessment.casadaintegridade.com.br.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor