Rubio admite que cessar-fogo implica fim de sanções à Rússia

Secretário de Estados dos EUA disse que cessar-fogo no Mar Negro é apenas um princípio de acordo e que Rússia apresentou condições

305
Marco Rubio (foto de Bao Dandan, Agência Xinhua)
Marco Rubio (foto de Bao Dandan, Agência Xinhua)

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enfatizou nesta quarta-feira que a iniciativa acordada no dia anterior entre a Rússia e a Ucrânia para garantir a “navegação segura” no Mar Negro é apenas “um princípio de acordo”, para o qual o lado russo agora apresentou uma série de condições.

“Temos um princípio de acordo para um cessar-fogo no Mar Negro (…) Temos uma definição mais detalhada do que implica um cessar-fogo energético e o conceito de um princípio de acordo sobre um cessar-fogo no Mar Negro”, disse Rubio durante uma entrevista coletiva na Jamaica.

O representante da diplomacia dos EUA destacou que, uma vez que esse primeiro acordo foi alcançado, “obviamente” o lado russo apresentou uma série de condições que eles querem que sejam cumpridas para finalizar a aceitação do acordo.

Nesse sentido, Rubio reconheceu que “algumas dessas condições” incluem sanções que não foram impostas pelos Estados Unidos, mas que são de responsabilidade da União Europeia. O secretário de Estado confirmou que os representantes dos EUA ainda estão em contato com os russos para saber mais sobre suas exigências.

Espaço Publicitáriocnseg

“Acho que é bom que tanto os ucranianos quanto os russos estejam falando sobre um cessar-fogo, seja um cessar-fogo energético ou potencialmente um cessar-fogo no Mar Negro. Mas, obviamente, é um trabalho árduo e difícil”, disse Rubio, observando que as sanções impostas contra Moscou em resposta à invasão da Ucrânia “têm de ser vistas como parte das negociações”.

“Há muitas coisas a serem trabalhadas. E eu certamente acredito que a única maneira de avançar nessas questões é dialogar com ambos os lados, entendendo suas solicitações, suas demandas e vendo o que é possível”, acrescentou o representante da diplomacia dos EUA, que enfatizou que o objetivo final de todo esse processo deve ser alcançar a paz.

Representantes dos Estados Unidos se reuniram separadamente nos últimos dias com enviados da Rússia e da Ucrânia na Arábia Saudita, reuniões após as quais um acordo de princípio foi anunciado na terça-feira para promover a cessação dos ataques no Mar Negro e também em infraestruturas de energia, embora a Rússia tenha rapidamente se manifestado para qualificar a proposta e estabelecer suas condições.

Agência Europa Press

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui