Rumo norte

O número de micro e pequenas empresas formais no Brasil cresceu 22% entre 2000 e 2004. A maior expansão aconteceu no Norte e Centro-Oeste, regiões que também tiveram um aumento populacional mais elevado que a média do país. Esses são alguns dados da pesquisa Onde Estão as Micro e Pequenas Empresas no Brasil, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) divulga nesta sexta-feira. Entre outros fatos interessantes, a expansão do setor de serviços entre os pequenos empreendimentos.

Acareação orçamentária
Diante do cipoal de contradições entre os envolvidos no apagão aéreo, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai verificar se as verbas do Orçamento destinadas aos órgãos que integram o sistema de controle do tráfego aéreo – Ministério da Defesa, Infraero, Anac e Aeronáutica – foram efetivamente liberadas. A decisão foi aprovada pelo plenário do TCU por sugestão do ministro Marcos Vilaça.
O tribunal também vai examinar as condições operacionais dos equipamentos de radar e de controle nos aeroportos de maior movimento, identificar o perfil dos servidores da Infraero e da Anac sob os pontos de vista de remuneração e qualificação profissional e checar como a receita das taxas de embarque estão sendo usadas.

Sintonia
Para o ministro Marcos Vilaça, o TCU deve “fazer vigília de inspeção, pelo menos por sintonia com a vigília que faz a população à espera dos vôos necessários, não apenas ao lazer, mas às atividades profissionais, administrativas e produtivas do país”. Segundo ele, o objetivo do tribunal é ajudar a esclarecer as contradições dos responsáveis pelo setor, estipular as causas e as responsabilidades, bem como cobrar as providências indispensáveis para pôr fim à crise.

Cruzada
A propósito da situação crítica no Iraque e da próxima ida do homem a Marte, um leitor desta coluna garante: se a Petrobras atender ao pleito da fundação, o clima ficará mais ameno.

Goleada
No futebol os índices do Brasil estão na frente, mas quando o assunto entra no âmbito econômico, o Brasil tem muito o que aprender com a Argentina. O IE/UFRJ promoverá, na Praia Vermelha, nesta sexta-feira e na próxima segunda, o II Seminário Questões de Política Econômica, que debaterá por que a economia da Argentina cresce tanto e a do Brasil tão pouco. A entrada é gratuita.

Pró-diploma
Na próxima segunda-feira, às 19h30, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realiza, em seu auditório, no Centro do Rio, ato em defesa da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista e contra a medida cautelar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mantém, provisoriamente, a validade dos registros precários. A decisão do ministro precisa ainda ser referendada pela Segunda Turma do STF. Foram convidados para o ato em defesa da profissão, professores, advogados, juristas, parlamentares e jornalistas de diversos segmentos.

Banca
O marketing amplia seu leque no setor jurídico, com a criação de “supermarcas” de escritórios de advocacia. É o que mostra o administrador, consultor e especialista em Comunicação Jurídica Rodrigo Bertozzi, em seu mais recente livro, Marketing Jurídico Essencial (Juruá Editora). “A revolução causada pelo marketing jurídico ético é inegável, pois está alterando profundamente o tecido que envolve a moderna advocacia. A proposta do marketing jurídico é furar a bolha da invisibilidade que nos envolve e nos acompanha por boa parte de nossas vidas”, afirma Bertozzi.

Saúde
José Leôncio Feitosa, diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde (ANS) será homenageado, na próxima segunda-feira, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-RJ). O 25º Happy Hour Empresarial começará às 18h30, no Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMão única
Próximo artigoAdeus, anistia

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...

Ciência: entidades pedem liberação de recursos

Organizações questionam redirecionamento para outras áreas de R$ 515 milhões, que eram do CNPq.

Rating da EDP BR não muda com aquisição da Celg-T

Para a Fitch Ratings, a qualidade de crédito da EDP Energias do Brasil S.A. (EDP BR, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’, Perspectiva...

Tesouro: Queda do investimento líquido em ativos não financeiros

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que no 2º trimestre de 2021, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral alcançou 7,1% do PIB,...

Leilão de Excedentes da Cessão Onerosa terá sucesso?

Após a realização da 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural no último dia 7, considerado...