O número de micro e pequenas empresas formais no Brasil cresceu 22% entre 2000 e 2004. A maior expansão aconteceu no Norte e Centro-Oeste, regiões que também tiveram um aumento populacional mais elevado que a média do país. Esses são alguns dados da pesquisa Onde Estão as Micro e Pequenas Empresas no Brasil, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) divulga nesta sexta-feira. Entre outros fatos interessantes, a expansão do setor de serviços entre os pequenos empreendimentos.
Acareação orçamentária
Diante do cipoal de contradições entre os envolvidos no apagão aéreo, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai verificar se as verbas do Orçamento destinadas aos órgãos que integram o sistema de controle do tráfego aéreo – Ministério da Defesa, Infraero, Anac e Aeronáutica – foram efetivamente liberadas. A decisão foi aprovada pelo plenário do TCU por sugestão do ministro Marcos Vilaça.
O tribunal também vai examinar as condições operacionais dos equipamentos de radar e de controle nos aeroportos de maior movimento, identificar o perfil dos servidores da Infraero e da Anac sob os pontos de vista de remuneração e qualificação profissional e checar como a receita das taxas de embarque estão sendo usadas.
Sintonia
Para o ministro Marcos Vilaça, o TCU deve “fazer vigília de inspeção, pelo menos por sintonia com a vigília que faz a população à espera dos vôos necessários, não apenas ao lazer, mas às atividades profissionais, administrativas e produtivas do país”. Segundo ele, o objetivo do tribunal é ajudar a esclarecer as contradições dos responsáveis pelo setor, estipular as causas e as responsabilidades, bem como cobrar as providências indispensáveis para pôr fim à crise.
Cruzada
A propósito da situação crítica no Iraque e da próxima ida do homem a Marte, um leitor desta coluna garante: se a Petrobras atender ao pleito da fundação, o clima ficará mais ameno.
Goleada
No futebol os índices do Brasil estão na frente, mas quando o assunto entra no âmbito econômico, o Brasil tem muito o que aprender com a Argentina. O IE/UFRJ promoverá, na Praia Vermelha, nesta sexta-feira e na próxima segunda, o II Seminário Questões de Política Econômica, que debaterá por que a economia da Argentina cresce tanto e a do Brasil tão pouco. A entrada é gratuita.
Pró-diploma
Na próxima segunda-feira, às 19h30, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realiza, em seu auditório, no Centro do Rio, ato em defesa da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista e contra a medida cautelar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mantém, provisoriamente, a validade dos registros precários. A decisão do ministro precisa ainda ser referendada pela Segunda Turma do STF. Foram convidados para o ato em defesa da profissão, professores, advogados, juristas, parlamentares e jornalistas de diversos segmentos.
Banca
O marketing amplia seu leque no setor jurídico, com a criação de “supermarcas” de escritórios de advocacia. É o que mostra o administrador, consultor e especialista em Comunicação Jurídica Rodrigo Bertozzi, em seu mais recente livro, Marketing Jurídico Essencial (Juruá Editora). “A revolução causada pelo marketing jurídico ético é inegável, pois está alterando profundamente o tecido que envolve a moderna advocacia. A proposta do marketing jurídico é furar a bolha da invisibilidade que nos envolve e nos acompanha por boa parte de nossas vidas”, afirma Bertozzi.
Saúde
José Leôncio Feitosa, diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde (ANS) será homenageado, na próxima segunda-feira, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-RJ). O 25º Happy Hour Empresarial começará às 18h30, no Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio.