Rússia cresce, Europa definha. Qual era o alvo?

Sanções impostas pelos Estados Unidos – teoricamente – contra a Rússia acertam em cheio economia europeia

117
Rublo, moeda da Rússia
Rublos (foto de Bai Xueqi, Xinhua)

O FMI projeta um crescimento de 0,7% para a economia da Zona do Euro em 2023. Na Alemanha, isoladamente, queda de 0,5%. Para a Rússia, a estimativa é de alta de 2,2%, 3 vezes mais que a Zona do Euro.

Amundi, a maior empresa de gestão de ativos da Europa, disse que a realidade é que as sanções lideradas pelos EUA contra a Rússia saíram pela culatra, e “a Europa sofreu direta e fortemente” com a guerra na Ucrânia.

O CIO da Amundi, Vincent Mortier, também disse à agência de notícias Reuters que isso mostrava que as sanções ocidentais eram ineficazes. “Isso significa que os Estados Unidos, a Europa, o Japão, a Austrália – os principais países desenvolvidos – são incapazes de sancionar um país de forma eficaz… Podemos deplorar, mas é uma realidade.”

Ou, visto por outra perspectiva, parece que as sanções impostas pelos Estados Unidos – na teoria – à Rússia deram certo.

Espaço Publicitáriocnseg

Dois graus acima

A agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating Nacional de Longo Prazo do Banco Pine em dois graus, de “BBB-” para “BBB+”, com perspectiva estável. Segundo o relatório, a avaliação reflete a melhora dos níveis de rentabilidade do banco acompanhada de um aprimoramento na qualidade da carteira de crédito, e redução das concentrações da mesma nos últimos períodos.

Em setembro, o banco reportou R$ 118,6 milhões de lucro líquido em comparação a R$ 18,5 milhões no mesmo período de 2022.

Noberto Nogueira Pinheiro Jr., membro do Comitê Executivo do Banco Pine, ressalta a retomada de resultados positivos, com lucros crescentes. Para ele, além da expansão no segmento de varejo colateralizado, esse patamar reflete as linhas de negócios já existentes, como operações estruturadas, tesouraria e mesa de clientes.

Rápidas

A Lumx realizará na próxima quarta-feira (13) webinário online sobre economia tokenizada. Inscrições aqui *** Na última quarta-feira, os associados da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) elegeram os novos membros que integrarão seu Conselho de Administração 2024-2025, que será presidido pelo engenheiro elétrico José Guilherme Antloga do Nascimento, diretor da Minas PCH. Charles Lenzi foi reconduzido ao cargo de presidente-executivo *** Preâmbulo Tech, empresa de soluções jurídicas, é reconhecida pelo Innovate Curitiba como uma das empresas mais inovadoras da cidade em 2023 *** O sommelier Rodrigo Nunes Leal lança o espumante Maria Victoria, em parceria com o enólogo da vinícola Don Giovanni, Maciel Ampese. O novo serviço de criação de blends e rótulos exclusivos pode ser desenvolvido para empresas, pessoas físicas, campanhas publicitárias *** Neste sábado, a 2Sport promoverá oficina gratuita sobre genética e nutrição, às 9h30, no Campus de Medicina e Saúde da PUC-Rio. Inscrições pelo Instagram @2sportoficial *** Som dos Bailes – Baile Charme acontece, neste sábado, 17h, no Shopping Jardim Guadalupe *** O presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, foi premiado na categoria Top Health na 13ª edição do Benchmarking Saúde 2023, realizada terça-feira (5).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui