Rússia só aceitará rublos por gás, e moeda sobe

567
Vladimir Putin (Foto: Kremlin)
Vladimir Putin (Foto: Kremlin)

A Rússia rejeitará dólares ou euros e aceitará apenas rublos por seu gás natural fornecido a “países hostis”, incluindo os membros da União Europeia (UE) e os Estados Unidos, disse o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira.

Nas últimas semanas, alguns países ocidentais tomaram “decisões ilegítimas” para congelar ativos russos, prejudicando assim a confiabilidade de suas moedas, disse Putin em uma reunião com membros do governo por meio de videoconferência. “Não faz sentido fornecermos nossos produtos à UE, aos Estados Unidos e receber pagamentos em dólares, euros e outras moedas”, disse ele.

Putin decidiu implementar um conjunto de medidas para transferir pagamentos em rublos, começando pelo gás natural russo no menor tempo possível. Ele prometeu que a Rússia, no entanto, continuará fornecendo gás de acordo com os volumes e preços dos contratos existentes. “As mudanças afetarão apenas a moeda de pagamento”, disse o presidente russo, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Putin instruiu o Banco Central do país para determinar os procedimentos para realização de operações com a Europa em rublos em uma semana. Neste cenário, a moeda russa já apresentou sinais de recuperação em relação ao dólar. A moeda norte-americana caiu abaixo de 100 rublos durante o pregão na Bolsa de Moscou.

Espaço Publicitáriocnseg

O preço do gás natural na Europa subiu para quase US$ 1.350 por mil metros cúbicos após as instruções de Putin.

Leia também:

UE vai reduzir dependência de gás da Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui