S/A

A transformação de universidades em empresas de capital aberto pode radicalizar o processo de mercantilização do ensino, mas abre, digamos, um novo nicho para esse tipo de empreendimento. Umas principais representantes desse novo paradigma universitário, por exemplo, negocia com a Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) um financiamento para criar cursos de pós-graduação. Graças à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina que, ao menos, dois terços dos docentes das universidades tenha mestrado ou doutorado, essa universidade pode ostentar a condição de uma das empresas do Brasil com maior número de doutores e mestres.

Pós-esculhambação?
Se o entendimento resultar na adesão desses estabelecimento$ ao campo da pesquisa acadêmica, a iniciativa deve ser saudada como positiva. No entanto, se o movimento redundar na reprodução na pós-graduação do mesmo tipo de seleção praticada na graduação, estaremos a poucos centímetros do rebaixamento do ensino stricto sensu. E, como revela a ausência de medidas práticas diante dos pavorosos resultados do Provão na graduação, a, até aqui, séria fiscalização da Capes estará sob permanente pressão para flexibilizar seus critérios de avaliação.

2+6+7+2+2+2+6
Para desejar feliz Dia dos Namorados no dia 12, basta digitar no celular 3+3+5+4+9 3+4+2 3+6+7 6+2+6+6+7+2+3+6+7 e enviar uma mensagem SMS, o popular torpedo. A agilidade e o romantismo são possíveis graças ao T9, um software de texto que auxilia na digitação. A ferramenta está disponível em mais de 75% dos celulares no mundo e quem utiliza o T9 para escrever SMS aumenta em média 103% o envio de mensagens, informa a empresa que criou o software.

Parceria
Os hospitais Pró-Cardíaco e o Albert Einstein unem sua experiência no Rio de Janeiro e São Paulo e realizam um simpósio sobre resultados assistenciais e inovação tecnológica, que ocorrerá no 25º Congresso da Socerj. No evento, especialistas das duas instituições debaterão seus resultados clínicos e assistenciais na área cardiovascular comparáveis a centros de excelência internacionais, além da importância do investimento em inovações como as pesquisas com células-tronco na cardiologia. O encontro acontecerá nesta sexta, no auditório A do Rio Cidade Nova Convention Center, das 12h30 às 14h.

Cidadania na rede
O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) lança, na sua página na Internet – www.inesc.org.br – o Jogo da Cidadania. Trata-se de um game virtual que busca familiarizar crianças e jovens com as noções de orçamento e  distribuição de recursos públicos, ao ensinar como lidar com os problemas de uma cidade. O produto foi desenvolvido por parceria com a Kinder Not Hilfe (KNH).

Finanças
Sistema Financeiro e Bancário – Teoria e Questões (Campus-Elsevier) é o livro que Carlos Arthur Newlands Jr. lança no próximo dia 18, às 18h, na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25, sobreloja – Centro – RJ).

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBoa notícia
Próximo artigoMulta mantida

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Medidas de estímulo aos campos de petróleo e gás na área do pós-sal

Esses campos vêm apresentando declínio constante

Peixes de cultivo: R$ 8 bi com a venda de 841 mil toneladas em 2021

Semana do Pescado 2022 vai movimentar o país em setembro

Dívida do Rio cairá para menos da metade se corrigida pelo IPCA

Alerj vai ao STF para recompor perdas com ICMS dos combustíveis e energia.

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.