Sabedoria

Conforme ironizou John M. Keynes (1936), “a sabedoria universal indica ser melhor para a reputação fracassar junto com o mercado do que vencer contra ele”. “Será esse o caminho escolhido pelo Estado brasileiro e seus governantes mesmo após a crise de 2008?”, questiona o economista e professor Rodrigo L. Medeiros.

Caldo de galinha
Os dados de julho Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além de registrar uma desaceleração nas vendas, mostram a continuidade de alta gradual da inadimplência, sugerindo cautela do mercado nas vendas a prazo. Mas o presidente da entidade, Rogério Amato, alerta que a influíram na desaceleração o efeito da ausência do frio, especialmente na segunda quinzena, e “o efeito calendário, que retirou um dia útil no final do mês”.
O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mede as vendas a prazo, cresceu 3% em julho de 2011, contra igual período em 2010; e o SCPC/Cheque, que mede as vendas à vista, registrou estabilidade (0,1%). Com o ajuste pela média diária, o SCPC teve alta de 6,9% e o SCPC/Cheque, elevação de 3,9% – média de 5,4%.
Os registros de inadimplência recebidos cresceram 13,1%. Já os cancelados/renegociações subiram 10,3%.

Voaram
Há um ano não operam os pardais e lombadas eletrônicas instalados nas estradas estaduais do Rio Grande do Sul, informa o blog do jornalista Políbio Braga, que acrescenta: “Não parecem fazer falta.”

Petróleo da celulose
Responsável pela autogeração de mais de 33% do total de eletricidade que consome, a indústria de celulose e papel está ampliando o uso de biomassa para produção de biocombustível, o que já permitiu a alguns fabricantes do setor conquistar a auto-suficiência em energia. Um dos principais avanços nesse sentido, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) está nos estudos para maior aproveitamento da lignina (componente da madeira), que pode ser considerada o petróleo do setor de celulose. A queima da lignina gera vapor para mover as turbinas elétricas.

Manda a lei
A Prefeitura de Guarulhos lança nesta terça-feira o Plano Diretor de Resíduos. O projeto prevê a redução da geração de lixo na cidade e a implantação da coleta seletiva dos resíduos secos e úmidos, além da recepção de pequenos volumes de resíduo da construção e da demolição nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Sem chororô
Formar profissionais, no lugar de ficar lamentando o “apagão” de mão-de-obra é o objetivo do Projeto Forsoft (Formação em Software), iniciativa que reúne a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro – RJ), entre outras, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Empresas “madrinhas” do projeto garantem o emprego dos jovens ao final do curso, assinando um termo de adesão em que se comprometem a contratar pelo menos 1/3 dos alunos formados.
Sérgio Pinna, diretor da Acol, “não adianta ficar reclamando e esperando soluções vindas somente do governo. As empresas precisam de mão-de-obra, então, vamos procurar parcerias e maneiras de qualificar”.

Meio cheio ou meio vazio?
Líderes empresariais se reúnem nesta quarta-feira, no Rio, para um encontro sobre “Otimismo x Pessimismo nos Negócios”. Coordenado pelo economista Claudio da Rocha Miranda, especialista em gestão estratégica do país, o evento será realizado no Restaurante Giuseppe Grill, no Leblon. Serão debatidos os riscos e as oportunidades empresariais em evidência no atual cenário econômico brasileiro. A realização é do grupo Vistage, organização criada em 1957 que junta mais de 14 mil CEOs de todo o mundo.

Seleto
Apenas 70 convidados, entre líderes empresariais e políticos, foram convidados para assistir à cerimônia de lançamento da nova política industrial.

Artigo anteriorChinês nas pranchetas
Próximo artigoCausa e efeito
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.