Sabotagem

Analistas ligados ao meio militar suspeitam que os dois recentes acidentes com o Veículo Lançador de Satélites (VLS) – o anterior e o de sexta-feira – foram atos de sabotagem. No primeiro caso, foi registrada a presença de um navio suspeito próximo das águas territoriais brasileiras. Os acidentes pode atrasar em até quatro o importante programa espacial brasileiro – que desagrada aos países que já detêm a tecnologia no setor.

“Gato”
Flagrado por um usuário usando sua linha telefônica, um operador da Telemar se recusou a interromper a ligação, que se estendeu por longos e inacreditáveis 17 minutos. Para justificar o abuso, o funcionário alegou estar fazendo um conserto na linha de outro usuário. Perguntado por que não se comunicava por um celular da empresa, o intruso, além de afirmar ser essa uma prática comum na empresa, retirou o som da linha do usuário,  enquanto continuava a conversa. No número chamado, 2554-8233 – identificado graças ao bina do usuário – minutos depois o atendente informou tratar-se de aparelho da Telemar. Apesar da ocorrência aberta, 217311879775, nenhum responsável pela concessionária conseguiu responder a uma simples questão: afinal, essa prática ilegal é autorizada pela empresa, ou iniciativa isolada do funcionário?

Meu nome é líder
O Prona conseguiu, com o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), garantir o direito do partido à liderança, como esta coluna antecipara há dois meses. O líder será – claro – Enéas.

Esoterismo
A sequência de 11 pregões em alta da Bovespa, quebrada sexta-feira, mostra o quão frágil é esse tipo de indicador. Recorde idêntico fora alcançado entre 10 e 26 de abril de 1990, pouco mais de um mês do início da aventura de Collor. A razão do recorde na época, no entanto, pouco tinha a ver com os tais sólidos fundamentos macroeconômicos. Com a desconfiança instaurada após o confisco no primeiro dia de governo, boa parte dos investidores que conseguiu salvar seu dinheiro de Zélia & Cia migrou para ativos reais, como a bolsa.

Pão de queijo
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, será o homenageado do mês do Almoço do Empresário, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta segunda-feira. No menu, além de apresentar projetos de parcerias público-privadas, muita reforma tributária.

Pequenas causas
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contra o anteprojeto de lei que pretende introduzir o Juizado Especial no âmbito da Justiça do Trabalho, com competência para valores correspondentes a 50 salários mínimos. A OAB considerou que o projeto é inconstitucional, uma vez que os juizados especiais foram contemplados na Constituição somente em matéria cível e em matéria criminal. Nos juizados de pequenas causas – como eram chamados – não há obrigatoriedade de contratar advogado.

Cinquentona
O Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon) comemora os 50 anos da Petrobrás nesta segunda-feira com palestra do presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e vice-presidente do Modecon, Fernando Leite de Siqueira, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI, Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 7º andar – Castelo – RJ).

Casa nova
O grupo Camargo Corrêa estréia no segmento de incorporação e construção de imóveis residenciais. A divisão Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), tradicionalmente associada a empreendimentos comerciais, reformulou a sua logomarca para a estréia no mercado residencial. Nesta sexta-feira entrou no ar o site (www.camargocorrea-ccdi.com.br) desenvolvido pela TV1.Com.

Explicações
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), será o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, às 22h30 desta segunda-feira.

Artigo anteriorHomenagem
Próximo artigoImagem
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Os ventos estão mudando

Por Afonso Costa.

Afeto e arte no Rio de Janeiro

Obrigado a todos que contribuíram para uma análise sensorial da vida pandêmica