30.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Saco vazio

A se confirmarem as previsões do comércio para o Natal, que acumula queda até semana passada de 3% na Grande São Paulo, o primeiro ano de Lula fechará com a triste marca de todas datas especiais serem piores do que as de 2002, ano já marcado pela recessão. No Dia das Mães, segunda melhor data especial do ano, atrás apenas do Natal, as vendas foram 8,2% inferiores às do ano passado. No Dia dos Namorados, a redução foi de 5%; no Dia dos Pais, de 5,4%; no Dia das Crianças, de 6,14%; e, na Páscoa, de 7,39%.

Piorar é possível
No ano, o faturamento do comércio de São Paulo acumula queda de 3,36% (sem contar a inflação), com seis meses seguidos de redução nas vendas até outubro. Olhando os números, talvez se encontre, com boa lupa, a razão de o secretário de Política Econômica, Marcos Lisboa, propor erguer uma estátua em praça pública para o ex-ministro Pedro Malan e sua equipe. Ou seja, diante do aprofundamento da política econômica e suas consequências, o desastre tucano pode vir a aparecer um piquenique.

Éramos seis
A bancada federal do Prona emagreceu: os deputados por São Paulo Irapuan Teixeira (600 votos) e Ildeu Alves de Araújo (menos de 400 votos), eleitos na onda do 1,570 milhão de votos de Enéas, pediram desfiliação na sexta-feira. Eles estavam sob processo do Conselho de Ética Nacional. Os dois vinham sendo assediados pela base governista para votar a favor dos projetos do governo. O Prona ficou com quatro deputados, mas conseguiu a filiação do suplente Rajão, que deve assumir o mandato quando o titular reassumir o posto que tem no secretaria do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Apertem os cintos
O Boeing 777 da Air France que fazia no sábado o vôo Paris-Rio perdeu uma das turbinas quando sobrevoava o Oceano Atlântico. Para sorte dos passageiros e da tripulação, todos conseguiram chegar a salvo em Fortaleza, onde dormiram. O trajeto foi completado no domingo, em avião da Varig fretado pela companhia aérea francesa.

Chega de tapetão!
A volta de Botafogo e Palmeiras à primeira divisão conquistada nos gramados deveria servir de exemplo para partidos que buscam ganhar no tapetão das transferências de parlamentares uma musculatura que lhes foi negada pelas urnas. Idem para os que insistem em prorrogar, sem votos, a política econômica sovada nas urnas há pouco menos de um ano.

Exclusão
Das 400 mil empresas paranaenses, de diversos segmentos, 47% não têm computadores e das que possuem, somente 30% estão conectadas à Internet. Os dados são de estudo feito pelo Instituto de Desenvolvimento Regional de Maringá (IDR).

Mensagem
A Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro realizarão, nos dias 1 a 3 de dezembro, curso sobre Comunicação Empresarial para desenvolver nos profissionais uma qualificação cada vez mais exigida pelas empresas que é a capacidade de comunicar-se de forma eficaz. Informações e inscrições (21) 2253-1538 Fax: (21) 2253-6032, ozanete@aberj.com.br e www.aberj.com.br

Verde
O programa Avaliação do Ecossistema do Milênio reunirá seu conselho executivo na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no próximo dia 5. Lançado pelo secretário-geral da ONU, Koff Annan, como o projeto ambiental e social mais importante do mundo, o programa é baseado nas principais convenções internacionais. A solenidade de abertura deverá ser presidida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, contando com a presença do governador do Acre, Jorge Viana (PT), e do diretor do programa Millennium Ecosystem Assessment, Walt Reid. Fernando Almeida, presidente-executivo do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), destaca que, pela primeira vez, um projeto desse vulto não ficará restrito a um grupo hermético de cientistas ou a poucos privilegiados. “O produto dessa profunda discussão sobre os limites e os potenciais dos ecossistemas estará disponível aos mais variados segmentos da sociedade mundial”, promete.

Artigo anteriorMau velhinho
Próximo artigoEnforcado
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.