Depois de um período difícil anos atrás, em que o Cruzeiro precisou alterar o seu modelo de gestão e operar como uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o clube mineiro se reinventou e chegou a sua primeira decisão de campeonato desde então. Após superar o Lanús nas semifinais da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro se classificou para a final contra o Racing, e terá a chance de brigar pelo seu primeiro título no torneio.
De acordo com o mercado de esporte bet, as probabilidades de vitória na grande final são bem similares para os dois lados, com uma pequena vantagem a favor do time brasileiro.
Trajetória na competição
O Cruzeiro iniciou sua participação na Copa Sul-Americana de 2024 de forma confiante, conquistando a primeira posição do grupo B. A liderança serviu para classificar o clube diretamente para as oitavas de final do torneio, enquanto outras equipes precisaram passar pela etapa das playoffs.
Nas oitavas de final, o Cruzeiro eliminou o Boca Juniors nos penaltis, em uma disputa bastante acirrada, enquanto na quartas, o clube mineiro derrotou o Libertad com certa facilidade, por um placar agregado de 3×1. Já nas semifinais, contra os argentinos do Lanús, o Cruzeiro conseguiu vencer por 1×0 fora de casa, após ter empatado o primeiro jogo no estádio do Mineirão.
Retrospecto do confronto contra o Racing
No decorrer dos anos, Cruzeiro e Racing já se enfrentaram em 11 ocasiões, com cinco vitórias cruzeirenses, dois empates e quatro vitórias do time argentino. A última partida entre as duas equipes ocorreu em 2018, pela Copa Libertadores da América, e terminou com um triunfo do Cruzeiro pelo placar de 2×1.
Além disso, uma curiosidade interessante é que os times já se enfrentaram em duas finais durante os anos 80 e 90, pela extinta Supercopa Libertadores. Na primeira decisão, em 1988, o Racing ganhou o título pelo placar agregado de 3×2, após jogos de ida e volta. Quatro anos depois, em 1992, os dois clubes voltaram a se enfrentar, e dessa vez o Cruzeiro ficou com a taça, vencendo o Racing por 4×1 na soma do placar das duas partidas disputadas.
Agora, com a final da Copa Sul-Americana de 2024, Cruzeiro e Racing terão a chance de desempatar o histórico desse confronto em decisões de título. Para completar, o ganhador irá embolsar um prêmio em dinheiro de 6 milhões de dólares, e ainda conquistar a tão sonhada vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores 2025.
Mais informações sobre a decisão
O jogo único que irá decidir o título da Copa Sul-Americana acontecerá no dia 23 de novembro, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai. Casa do Cerro Porteño, o local tem capacidade para receber cerca de 45 mil torcedores, e é um dos maiores do país.
Na preparação para a grande final, as delegações do Cruzeiro e do Racing estão programadas para chegar ao Paraguai entre três e quatro dias antes da partida. Após desembarcarem em Assunção, as duas equipes terão tempo para treinar, reconhecer o gramado da decisão e ainda cumprir certas obrigações contratuais de publicidade, definidas pela CONMEBOL.
Devido à final, o jogo entre Cruzeiro e Grêmio pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro precisará ser remarcado para uma nova data. Até o momento, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não divulgou informações atualizadas sobre o reagendamento do confronto, mas o mais provável é que o mesmo aconteça na semana seguinte, entre os dias 26 e 28 de novembro.
Por Caio Montalvão