Foto tirada em 12 nov, 2020 mostra a vista noturna da região Lujiazui em Pudong, Shanghai, leste da China. (Xinhua/Wang Xiang)
Beijing, 9 mar (Xinhua) — Até o final de fevereiro de 2022, a plataforma de serviços de financiamento transfronteiriço da China tem atraída 300 bancos para participarem voluntariamente dos seus cenários de financiamento, a plataforma também atendeu mais de 12.000 empresas e facilitou 230.000 transações de financiamento no valor de mais de 140 bilhões de dólares, informou Economic Information Daily nesta quarta-feira.
A Administração Estatal de Divisas (SAFE, sigla em inglês) presidiu o lançamento da plataforma em 2019, numa tentativa de aliviar as dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas de comércio exterior no financiamento transfronteiriço e pelos bancos no controle de risco, disse Zhang Tiecheng, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia da SAFE, em uma entrevista recente.
A plataforma visa estabelecer um mecanismo de ponta a ponta, para compartilhamento e verificação de informações entre governo, bancos, seguradoras e empresas, disse Zhang. A plataforma desenvolveu cinco cenários de aplicação de financiamento e dois de facilitação da política cambial, promovendo o financiamento direto às pequenas e médias empresas (PMEs), observou ele.
Os cinco cenários de financiamento incluem financiamento de recebíveis de exportação, verificação autorizada de informações de crédito transfronteiriço das empresas, liquidação de financiamento logístico do Novo Corredor Internacional de Comércio Terra-Mar, financiamento de seguro de crédito à exportação e financiamento dos trens de carga China-Europa.
No ano de 2022, a SAFE continuará a expandir os cenários de aplicação da plataforma, incluindo aqueles relacionados com a Iniciativa de Cinturão e Rota, disse Zhang, observando que mais esforços serão feitos para facilitar o financiamento transfronteiriço das PMEs, promovendo e desenvolvimento sólido da economia relacionada com o exterior. Fim
Leia também:
Província Hubei da China lança várias medidas para incentivar consumo