Três das Big Techs divulgaram, nesta quinta-feira, seus resultados: Meta, Apple e Amazon. A Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) relatou nesta quinta-feira seus resultados financeiros para o quarto trimestre e para o ano completo de 2023, com aumentos notáveis no lucro líquido e na receita.
A empresa registrou um lucro líquido no quarto trimestre de US$ 14 bilhões, um salto de 201% em relação ao mesmo período de 2022, e um lucro líquido anual de US$ 39,1 bilhões, um aumento de 69% em relação ao ano anterior.
A receita trimestral da Meta foi de US$ 40,1 bilhões, um aumento de 25% ano sobre ano, e sua receita total anual atingiu US$ 134,9 bilhões, um aumento de 16% em relação a 2022.
“Tivemos um bom trimestre à medida que a nossa comunidade e os nossos negócios continuam crescendo”, disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta. “Fizemos muito progresso em nossa visão para o avanço da IA e do metaverso.”
O lucro diluído por ação no ano atingiu US$ 14,87, contra US$ 8,59 em 2023. O número de usuários ativos mensais do Facebook aumentou 3% no ano, para 3,07 bilhões em 31 de dezembro de 2023, enquanto os usuários ativos diários somaram 2,11 bilhões em média em dezembro, um aumento de 6% sobre o mesmo mês de 2022, disse a empresa.
“Esses números são um testemunho dos benefícios de longo prazo da virada de Mark Zuckerberg, que começou em 2022. A empresa não apenas mostrou uma impressionante capacidade de melhorar as margens, mas também foi ágil o suficiente para direcionar quaisquer receitas extras para as operações corretas”, analisa Thomas Monteiro, estrategista-chefe no Investing.com.
Resultado da Apple cresce só 2% no trimestre
A Apple anunciou na quinta-feira os resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2024, encerrado em 31 de dezembro de 2023, com uma receita de US$ 119,6 bilhões, um aumento de 2% sobre igual período de 2022.
A empresa divulgou seu lucro trimestral por ação diluída de US$ 2,18, um aumento de 16%. Seu lucro líquido foi de US$ 33,9 bilhões, acima dos US$ 30 bilhões de um ano atrás.
As vendas do iPhone totalizaram US$ 69,7 bilhões, contra US$ 65,8 bilhões de dólares há um ano, e suas vendas de produtos vestíveis, domésticos e acessórios diminuíram para US$ 12 bilhões, contra US$ 13,5 bilhões um ano atrás.
A receita de serviços da empresa aumentou para US$ 23,1 bilhões, ante US$ 20,8 bilhões de dólares um ano atrás.
As vendas internacionais representaram 58% da receita trimestral da empresa. Na região da Grande China, as receitas diminuíram para US$ 20,8 bilhões, ante US$ 23,9 bilhões um ano atrás, de acordo com o balanço financeiro da Apple.
“Apesar do forte trimestre, os investidores queriam mais da Apple, que é tida como um padrão mais alto do que qualquer outra empresa de tecnologia”, explica Jesse Cohen, analista sênior no Investing.com. “As preocupantes cifras de vendas da Apple na China indicam que a demanda por seus iPhones de alta qualidade está diminuindo mais do que o esperado devido à crescente competição de empresas locais, incluindo a Huawei. A grande questão é se isso é apenas um tropeço, ou sinais de uma mudança maior entre os consumidores, à medida que a elevação das taxas de juros e um cenário econômico mais fraco desencorajam os consumidores a fazer compras caras.”
“Hoje, a Apple está relatando um crescimento de receita no trimestre de dezembro, impulsionado pelas vendas do iPhone e um recorde de receita em serviços”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “Temos o prazer de anunciar que a nossa base instalada de dispositivos ativos já ultrapassou os 2,2 bilhões, atingindo um máximo histórico em todos os produtos e segmentos geográficos.”
Amazon reporta crescimento de 14% no ano
A Amazon anunciou seus resultados financeiros para o quarto trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, com vendas líquidas de US$ 170 bilhões, um aumento de 14% sobre igual trimestre de 2022.
O lucro líquido da empresa aumentou para US$ 10,6 bilhões no quarto trimestre, ou US$ 1 por ação diluída, em comparação com US$ 300 milhões, ou US$ 0,03 por ação diluída, no quarto trimestre de 2022.
O lucro líquido da Amazon foi de US$ 30,4 bilhões no ano passado, ou US$ 2,90 por ação diluída, em comparação com um prejuízo líquido de US$ 2,7 bilhões, ou US$ 0,27 por ação diluída, em 2022. As vendas líquidas da Amazon aumentaram 12%, para US$ 574,8 bilhões, em 2023.
“Este quarto trimestre foi uma temporada recorde de compras natalinas e encerrou um ano de 2023 robusto para a Amazon”, disse Andy Jassy, CEO da companhia.
“A Amazon superou as expectativas de receita e lucro por ação (LPA) neste trimestre, graças a um bom desempenho em seu principal negócio de nuvem AWS, bem como várias medidas de contenção de custos implementadas nos últimos meses”, afirma Jesse Cohen.
Com Agência Xinhua