

Beijing, 4 fev (Xinhua) — O Banco de Exportação e Importação da China (China EximBank) continuou no ano passado a aumentar os esforços de apoio financeiro no campo do comércio exterior, registrando um saldo dos empréstimos de 3,36 trilhões de yuans (cerca de US$ 462,5 bilhões) para o setor até o final de 2024, aumento de 180 bilhões de yuans em comparação ao final de 2023.
Entre os esforços do banco a esse respeito estavam o apoio à expansão do comércio de serviços e comércio digital; a promoção da exportação de grandes conjuntos completos de equipamentos e de “três novos produtos de ponta” (veículos elétricos, bateria de íons de lítio e produtos fotovoltaicos); concretização de uma linha de financiamento do comércio de US$ 10 bilhões para importar produtos da África, que facilitou a exportação de produtos típicos de mais de 20 países africanos, incluindo a África do Sul e Angola; além do suporte ao comércio eletrônico transfronteiriço, já que o banco concedeu 38,4 bilhões de yuans em 2024 para apoiar esse segmento, entre outros novos modos de negócios do comércio exterior, 56% a mais em comparação ao ano anterior.
Ao mesmo tempo, o banco continuou a apoiar as pequenas e micro empresas no setor de comércio exterior, atendendo às necessidades diversificadas de financiamento das empresas. Também participou e prestou serviços para feiras e exposições, como a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) para promover a combinação de demanda e fornecimento na área de comércio. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.



















