Santinho

Os candidatos a prefeito e vereador de todo o país podem utilizar a Internet para comprar produtos e materiais de campanha e contratar empresas de prestação de serviço sem precisar sair de seus comitês. Para isto, basta acessar o site www.votoconsult.com.br, clicar a seção shopping eleitoral e entrar em contato com mais de 350 empresas catalogadas. Além disso, o candidato poderá encontrar notícias do tipo: ” … indústrias têxteis de Santa Catarina acreditam que não haverá fios suficientes para atender a demanda na produção de camisetas nestas eleições…” A indústria de promoções de produtos eleitorais é um negócio que movimentará mais de US$ 3 bilhões este ano.

Conta de chegar
Desde sexta-feira da semana passada um “jornalão” do Rio insiste numa espécie de “estelionato político”: credita a FH os êxitos colhidos por Itamar Franco em 93, quando era presidente. Ao criar uma “Era FH”, que inclui o período em que o atual presidente era ministro da Fazenda de Itamar, o “jornalão” conseguiu ignorar que Fernando Henrique se tornou ministro da área econômica somente em maio de 93 (antes ele militava nas Relações Exteriores, pasta que, até onde se saiba, não tem influência direta nem na economia nem na área social); que deixou o ministério para se candidatar em março de 94; e que, se cabe a Itamar Franco a responsabilidade (ou culpa) de nomear FH, também devem ser de seu governo os louros (e os ônus) de sua política econômica e social. Não se trata de ignorância, mas de esperteza: sem incluir os anos de 93/94, sobraria para FH presidente e seu Plano Real resultados ainda mais medíocres no campo social. O maior avanço do PIB na década de 90 ocorreu em 93 e 94. Depois do Real, com o crescimento do desemprego e declínio da produção, renda e índices sociais foram ladeira abaixo.

Nas ruas
Trabalhadores, estudantes e sem-terra fazem hoje na Cinelândia, às 17h, o primeiro ato público em defesa de CPI que investigue a existência de um esquema de corrupção no governo envolvendo o ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge. Manifestações com o mesmo objetivo estarão acontecendo em outras capitais. Em São Paulo está previsto um ato público em frente ao TRT, a partir de 10h. O ato público do Rio é organizado pela CUT Estadual, MST, União Nacional dos Estudantes (UNE), União e os partidos de oposição PT, PC do B, PSTU e PCB.
O presidente da CUT Rio, Antônio Carlos Carvalho, após reunião na ABI com partidos de oposição, disse que a central sindical tem uma tarefa histórica de colocar toda a sua estrutura à disposição do movimento de convocação da CPI. “Os trabalhadores estão indignados com o esquema de corrupção no governo e exigem uma investigação profunda para já”, disse.

Investigação
Trabalhadores do MST e representantes de diversas entidades de defesa do meio ambiente, Comissão Pastoral da Terra e Conselho Regional de Engenharia fazem manifestação hoje, para lembrar o Dia do Agricultor. O ato público começa às 14 horas, em frente ao Ministério da Agricultura, na avenida Rodrigues Alves (Centro do Rio).

Iceberg
Qual a diferença entre Carlos Salinas de Gortari e seu sucessor, Vicente Fox, da (teoricamente) oposição? Para a publicação Solidariedade Ibero-americana, nenhuma. Fox não passaria de uma “cruel mistificação” destinada a iludir uma população cansada das políticas neoliberais impostas pelo FMI. A ponto da publicação encarar a vitória dele como uma verdadeira “reeleição”. Num contexto de crescente contestação e desagregação do modelo globalizado, diz Solidariedade, a eleição de Fox é como “se o México acabasse de comprar um camarote de segunda classe no Titanic financeiro após a batida no iceberg.”

Imagem
Impressiona pela fartura de material de propaganda a campanha de Sérgio Zveiter, ex-secretário de Garotinho, candidato à Prefeitura de Niterói. Quem passa pela cidade vizinha ao Rio de Janeiro não tem como não reparar na profusão de galhardetes, cartazes e outdoors – muito superior ao franco favorito Jorge Roberto Silveira, candidato à reeleição com apoio de ampla gama de partidos. Zveiter aparenta estar com um fôlego financeiro muito superior ao da maioria dos candidatos da Capital que, à exceção talvez de Conde, enfrentam falta de recursos para tocar suas campanhas nas ruas.

Pesos e medidas
E-mail que começou a circular na Internet compara crimes ambientais de três cidadãos: um, foi preso por tentar vender casal de passarinhos na Feira de Duque de Caxias; outro foi parar na cadeia por descascar árvores para fazer chás; o terceiro, de origem estrangeira, dirige a empresa responsável pelo derramamento de 1,29 milhão de litros de petróleo na  Baía de Guanabara e, reincidente, pelo vazamento de mais de 4 milhões de litros em Araucária, Paraná. Diz a correspondência que este foi visto jantando num restaurante do Rio.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPaís perde defensor
Próximo artigoComemoração

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...