São Paulo entra na moda do colégio militar

Em vigor desde a última quinta-feira após ter sido sancionada pelo governador João Doria, a Lei 17.359/2021 permite que o Executivo utilize o modelo de Escola Cívico-Militar (Ecim) em instituições de ensino da rede pública estadual.

O critério para a seleção das escolas depende de normas complementares. De acordo com a lei, a medida será somada às políticas promovidas para o aprimoramento da educação básica e para a execução das metas do Plano Estadual de Educação e, portanto, não vai substituir ou colocar fim aos outros programas existentes.

Proposto pelo deputado Tenente Coimbra (PSL), o projeto que deu origem à lei foi aprovado na Alesp no início de março. O autor afirma que a medida não produz “uma reforma total” e trata-se de uma opção para as famílias que querem matricular os filhos “nesse modelo de gestão compartilhada”.

Coimbra explica ainda que, apesar de existir um plano federal nesse sentido, “a intenção é criar também no âmbito estadual para que, com esses projetos pilotos, possamos demonstrar na prática a eficiência dessas escolas e expandir cada vez mais em torno do Estado de São Paulo”.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, citado pelo parlamentar, visa implementar o modelo em 216 escolas do país até 2023. Na parceria entre os Ministérios da Educação e da Defesa, os professores executam o trabalho didático-pedagógico, enquanto os militares atuam na administração escolar e educacional.

Leia também:

Apesar de restrições, material de construção deve ter alta de 17%

Cartão de crédito: dívidas batem 77,7%, maior taxa desde junho de 2012

Artigos Relacionados

MP de Bolsonaro busca antecipar reforma administrativa

Entidades dos servidores diz que Medida é inconstitucional.

Fiocruz: pandemia pode manter níveis críticos ao longo de abril

Segundo fundação, medidas restritivas produziram 'êxitos localizados'; para OMS, taxa de infeção está próxima do valor mais alto.

Mercado interno começa o dia em baixa

Na contramão, Bolsas globais avançam após dados econômicos da China e dados de inflação da Zona do Euro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.