São Paulo inicia abertura gradual de comércio e serviços em 11 de maio

271

O governador de São Paulo, João Doria Jr., explicou alguns critérios para a reabertura gradual dos setores produtivos do estado, que começará a ser implementada a partir de 11 de maio, quando se encerra o período de quarentena. O plano para reabertura foi chamado de Plano São Paulo.

A quarentena está em vigor no estado desde o dia 24 de março e, com ela, somente os setores considerados essenciais – como abastecimento, logística, segurança e saúde – podem funcionar.

O governo paulista não informou quais setores que voltarão a funcionar. Esse anúncio, segundo Doria Jr., será feito somente em 8 de maio. Para ajudar a elaborar o plano, o governador montou uma equipe formada por diversos economistas do país, tal como Persio Árida.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Patricia Ellen, os critérios que serão utilizados para essa retomada vão considerar a preparação do sistema de saúde, da sociedade e dos setores econômicos. A abertura, segundo ela, será feita de forma regionalizada, observando a ocupação dos leitos nos municípios do estado. Para isso, será fundamental a testagem em massa no estado.

Espaço Publicitáriocnseg

Doria ressaltou que a reabertura vai se basear na disseminação do coronavírus no estado, na situação do sistema de saúde e no distanciamento social. E, de acordo com ele, a reabertura não significa que não haverá quarentena. “Os critérios da nova quarentena, daquilo que virá a partir do dia 11, serão diferenciados e de acordo com os dados científicos apurados em cada cidade e pelas regiões do estado de São Paulo”, acrescentou o governador.

São Paulo não parou. Praticamente 74% da economia paulista funciona desde o primeiro dia da quarentena decretada no mês passado”, disse Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui