Carnaval: SP lidera destinos nacionais; Lisboa, internacionais

137
Bloco de Carnaval (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Bloco de Carnaval (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Levantamento do ViajaNet realizado até o dia 25 de janeiro apontou que para o Carnaval deste ano, o volume de compras de passagens aéreas para o feriado, mostra que São Paulo lidera, com 15,60%, o interesse dos viajantes para aproveitar o período. Segundo a prefeitura paulistana, são esperadas mais de 14 milhões de pessoas para as comemorações deste ano.

De acordo com o estudo completaram ainda o Top 3 as cidades do Rio de Janeiro, com 11,44% dos turistas e Salvador, escolhido por 6,30% deles. Representando o Nordeste, entre as 10 cidades mais procuradas aparecem Recife, Fortaleza e Porto Seguro, também na Bahia. Já quem optou pela Região Sul estará indo para Porto Alegre e Florianópolis. Brasília completa a lista representando o Centro-oeste entre os destinos mais desejados para o Carnaval.

De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, turistas de outros estados representam 5,1% do total dos foliões que comemoram a festa na cidade, sendo Minas Gerais quem lidera o ranking de visitantes (1,2%). Com base em 1,2 mil entrevistas, o estudo apontou ainda que 56,5% dos participantes do evento são do gênero feminino, 43,2% são homens e 0,3% se identificaram como “outros”. Já em relação à faixa etária, a maior parte tem entre 25 e 29 anos (32,4%). Em seguida, vem o grupo com idade entre 18 e 24 (29,6%) e o que tem entre 30 e 39 anos (26,9%).

A pesquisa do ViajaNet apurou ainda a média de antecipação das compras, ou seja, com quantos dias de antecedência às datas das viagens os viajantes compraram suas passagens. Porto Seguro foi o destino para o qual os brasileiros mais se planejaram, garantindo sua passagem com quase dois meses de antecedência. Depois, surge a cidade do Rio de Janeiro, com 47 dias de antecipação e Salvador, com 46.

Espaço Publicitáriocnseg

Quem ficou entre as opções de última hora foram as cidades de Fortaleza, Vitória e Belém, com uma média de 37 dias de antecedência nas compras.

Já para quem optou por curtir o período da folia fora do país, Lisboa foi a cidade mais procurada, com 12,11%.  Em Portugal também está o destino para o qual os viajantes mais se programam com antecedência, com uma média de 78 dias antes da viagem: a cidade de Porto, escolhida por 3,77% dos viajantes.

Segue atrás de Lisboa a cidade de Buenos Aires (8,02%), na Argentina, e Paris (4,87%), na França. Dentre os continentes mais representados, a Europa lidera a lista ainda com Londres e Madri. As cidades norte-americanas de Orlando e Nova Iorque também foram umas das mais procuradas pelos brasileiros no período.

Levantamento da plataforma Hurb mostra que em 2022 entre os destinos preferidos no exterior estiveram: EUA, México e Grécia. Além deles, Argentina, Portugal, Colômbia e República Dominicana também entraram na lista de países mais visitados, de acordo com a pesquisa.

Leia também:

Cartão: Golpe da troca é um dos mais comuns no período de carnaval

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui