São Paulo tem alerta de risco elevado de incêndio renovado

Mais de 12 pessoas foram detidas por causarem incêndio em vegetação

150
Incêndios SP
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

A Defesa Civil do estado de São Paulo renovou o alerta de risco elevado para incêndios em vegetação até a próxima terça-feira (10). De acordo com o Mapa de Risco, ferramenta utilizada no monitoramento de queimadas, a ameaça de incêndios persiste em todas as regiões paulistas, especialmente no período de estiagem, que agrava as condições para o surgimento de focos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) destaca que o tempo seguirá seco nas regiões norte, noroeste e oeste do estado nos próximos dias. A combinação de temperaturas em alta e baixa umidade relativa do ar, que pode cair para menos de 35%, intensifica o calor e cria um ambiente propício para a propagação de incêndios. Na capital e na região metropolitana, os termômetros podem registrar até 33ºC, enquanto nas cidades de São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de 38ºC. Em Presidente Prudente e Marília, as temperaturas podem atingir 39ºC, com umidade abaixo de 15%.

Outras regiões do interior também enfrentarão calor intenso. Em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, a máxima deve alcançar 36ºC, enquanto Franca, Barretos e Ribeirão Preto terão temperaturas de até 37ºC, com umidade abaixo de 20%. A região de Itapeva deve enfrentar 36ºC com umidade relativa de 25%, e o Vale do Paraíba verá temperaturas em torno de 33ºC, com umidade abaixo de 30%.

A situação crítica levou ao fechamento emergencial de 81 unidades de conservação desde o último domingo. A Fundação Florestal esclareceu que “a decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que colocam em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação”. Essas áreas, situadas tanto na região metropolitana quanto no interior, permanecerão fechadas até o dia 12 de setembro, podendo reabrir antes, caso as condições climáticas melhorem. Equipes da Fundação estão atuando em prevenção, monitoramento e combate aos incêndios, além de prestar assistência às comunidades próximas.

Espaço Publicitáriocnseg

O cenário de incêndios já se reflete em várias regiões. Segundo a Defesa Civil, há focos de incêndio na região metropolitana (Mairiporã e Jaraguá), no Vale do Paraíba (Cunha), na Região de Campinas (Monte Alegre do Sul, Bom Jesus dos Perdões, Piracicaba e Valinhos), na Região de Bauru (Dois Córregos), na Região de Marília (Pompéia), na Região de Franca (Pedregulho) e na Região de Araçatuba (Braúna e Ilha Solteira).

A situação levou à prisão de treze pessoas por envolvimento em incêndios. Na última quinta-feira (5), um homem de 34 anos foi preso em flagrante por atear fogo em um terreno na região central de Franca. Testemunhas acionaram a Guarda Municipal, que conseguiu conter as chamas sem a necessidade de apoio do Corpo de Bombeiros. Outros dois suspeitos fugiram e estão sendo procurados.

“Além deles, outras 12 pessoas foram detidas por causarem incêndio em vegetação, sendo duas delas em Franca, três em Batatais, dois em São José do Rio Preto, uma em Jales, uma em Guaraci, uma em Pindorama, uma em Salto e outra em São Bernardo do Campo”, informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

A Polícia Ambiental também autuou dois homens em Porto Ferreira por acenderem uma fogueira com a intenção de limpar a vegetação. A SSP garantiu que todos os casos estão sob investigação e que, apesar da coincidência, não há relação entre os incêndios registrados.

Fonte: Agencia Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui