Saque do FGTS pode esconder fim da multa de 40%

Em momento de desemprego e falta de dinheiro, utilizar recursos vira armadilha.

Falta de conhecimento se alia à empulhação no noticiário sobre a liberação do FGTS. Um dos erros mais comuns é afirmar que o dinheiro não ficará mais parado no Fundo, pois o consumidor poderá utilizá-lo para compras ou pagar dívidas, e com isso a economia se movimenta.

Claro que mexe com a economia, mas o dinheiro nunca esteve lá parado. É uma das principais fontes de financiamento da construção civil, setor que gera rapidamente empregos, elevando a massa salarial, o que vai desaguar no comércio e nos pedidos às indústrias, em mais trabalhadores formais e… mais depósitos no Fundo.

Dessa forma, se por um lado sacar recursos do FGTS contribui para uma pequena aceleração do PIB, é um soluço, como bem definiu a consultoria Mapfre Investimentos. O Fundo de Garantia, se, por um lado, quando criado, acabou com a estabilidade dos trabalhadores, por outro é uma forma engenhosa de constituir poupança em um país em que pouco sobra para poupar.

Erro também é dizer que o FGTS rende muito pouco. No passado, diante de juros de 15%, 20% ao ano, isso era verdade. Agora, com rendimentos de investimentos de menor valor abaixo de 6%, o Fundo não paga tão pouco assim. Tem garantidos 3%, mais a ínfima TR e dividendos de 50% do lucro líquido do exercício anterior (vai passar para 100%). Em 2018, foi mais 1,72%.

Outra empulhação é dizer que o dinheiro é do funcionário, e que este deve decidir onde gastar. Não, o dindim só é do trabalhador quando é demitido sem justa causa, ou nas poucas condições que a lei prevê, como compra da casa própria. Os 8% que vão para o FGTS são pagos pela empresa, que pode ficar tentada a defender a incorporação do percentual ao salário – para mais, adiante, demitir e voltar a pagar o salário anterior, sem precisar depositar os 8%.

Aí parece morar a pegadinha da equipe econômica: sem Fundo, como ficaria o trabalhador demitido? Seria um passo para extinção da multa rescisória de 40%, como defendeu o presidente Jair Bolsonaro.

 

Efeito Moro

Entre 2015 e 2016, a mais grave recessão registrada pela economia brasileira teve como principal reforço a Operação Lava Jato, responsável por cerca de 2/3 da queda acumulada de 6,9%, especialmente pela asfixia dos setores de petróleo e gás e construção civil, assinala o economista Marcio Pochamann, em seu sempre agudo Twitter.

 

Óleo renovável

O XIV Forum Ibef Oil, Gas & Energy será em 20 de setembro, no Prodigy, junto ao aeroporto Santos Dumont. O tema será “Tecnologias renováveis do setor de óleo e gás: tecnologia construindo um futuro sustentável”.

A abertura ficará a cargo do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite Júnior, também fará palestra.

 

Profissionais e atravessadores

Luiz Affonso Romano, presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO) explica para a coluna o que é e o que não é consultoria. Aos consultores, cabe:

definir o real problema, que assegura 50% de sucesso;

esclarecer que os serviços têm prazo (início, meio e fim);

estabelecer parceria para formar equipes multidisciplinares;

incitar a participação efetiva dos clientes no diagnóstico;

definir nitidamente os objetivos da contratação;

cumprir com rigor o cronograma; e

garantir o comprometimento ético.

O resto é papel de intermediários, atravessadores e ‘turistas’”, define Romano, que é coordenador da pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil.

 

Esconderijo

Flávio Bolsonaro está enrolado com a justiça. Mas o Bolsonaro pai quer exportar para os EUA o Eduardo. Será busca de imunidade? Até agora não apareceu nada contra o filho 03. Até agora.

 

Rápidas

O espetáculo infantil Fábrica de Brinquedos está no Projeto Palco das Escolas, no Teatro da Uerj. Reserva para grupos, escolas e projetos sociais pelo e-mail [email protected] e mais informações em facebook.com/teatrosUERJ *** A Feira de Artesanato no Passeio Shopping ficará montada até 31 de julho *** O Ponto de Leitura do Sesc volta ao Caxias Shopping neste sábado, das 14h às 18h *** O Windsor Oceânico Hotel, na Barra da Tijuca, recebe neste sábado o IV Simpósio Internacional de Uro-oncologia da Oncologia D’Or *** Para comemorar o Dia do Motorista, o Sest Senat realizará até sexta-feira atendimentos de saúde em mais 150 pontos do país. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Infraestrutura.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...