Saque do FGTS pode esconder fim da multa de 40%

Falta de conhecimento se alia à empulhação no noticiário sobre a liberação do FGTS. Um dos erros mais comuns é afirmar que o dinheiro não ficará mais parado no Fundo, pois o consumidor poderá utilizá-lo para compras ou pagar dívidas, e com isso a economia se movimenta.

Claro que mexe com a economia, mas o dinheiro nunca esteve lá parado. É uma das principais fontes de financiamento da construção civil, setor que gera rapidamente empregos, elevando a massa salarial, o que vai desaguar no comércio e nos pedidos às indústrias, em mais trabalhadores formais e… mais depósitos no Fundo.

Dessa forma, se por um lado sacar recursos do FGTS contribui para uma pequena aceleração do PIB, é um soluço, como bem definiu a consultoria Mapfre Investimentos. O Fundo de Garantia, se, por um lado, quando criado, acabou com a estabilidade dos trabalhadores, por outro é uma forma engenhosa de constituir poupança em um país em que pouco sobra para poupar.

Erro também é dizer que o FGTS rende muito pouco. No passado, diante de juros de 15%, 20% ao ano, isso era verdade. Agora, com rendimentos de investimentos de menor valor abaixo de 6%, o Fundo não paga tão pouco assim. Tem garantidos 3%, mais a ínfima TR e dividendos de 50% do lucro líquido do exercício anterior (vai passar para 100%). Em 2018, foi mais 1,72%.

Outra empulhação é dizer que o dinheiro é do funcionário, e que este deve decidir onde gastar. Não, o dindim só é do trabalhador quando é demitido sem justa causa, ou nas poucas condições que a lei prevê, como compra da casa própria. Os 8% que vão para o FGTS são pagos pela empresa, que pode ficar tentada a defender a incorporação do percentual ao salário – para mais, adiante, demitir e voltar a pagar o salário anterior, sem precisar depositar os 8%.

Aí parece morar a pegadinha da equipe econômica: sem Fundo, como ficaria o trabalhador demitido? Seria um passo para extinção da multa rescisória de 40%, como defendeu o presidente Jair Bolsonaro.

 

Efeito Moro

Entre 2015 e 2016, a mais grave recessão registrada pela economia brasileira teve como principal reforço a Operação Lava Jato, responsável por cerca de 2/3 da queda acumulada de 6,9%, especialmente pela asfixia dos setores de petróleo e gás e construção civil, assinala o economista Marcio Pochamann, em seu sempre agudo Twitter.

 

Óleo renovável

O XIV Forum Ibef Oil, Gas & Energy será em 20 de setembro, no Prodigy, junto ao aeroporto Santos Dumont. O tema será “Tecnologias renováveis do setor de óleo e gás: tecnologia construindo um futuro sustentável”.

A abertura ficará a cargo do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite Júnior, também fará palestra.

 

Profissionais e atravessadores

Luiz Affonso Romano, presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO) explica para a coluna o que é e o que não é consultoria. Aos consultores, cabe:

definir o real problema, que assegura 50% de sucesso;

esclarecer que os serviços têm prazo (início, meio e fim);

estabelecer parceria para formar equipes multidisciplinares;

incitar a participação efetiva dos clientes no diagnóstico;

definir nitidamente os objetivos da contratação;

cumprir com rigor o cronograma; e

garantir o comprometimento ético.

O resto é papel de intermediários, atravessadores e ‘turistas’”, define Romano, que é coordenador da pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil.

 

Esconderijo

Flávio Bolsonaro está enrolado com a justiça. Mas o Bolsonaro pai quer exportar para os EUA o Eduardo. Será busca de imunidade? Até agora não apareceu nada contra o filho 03. Até agora.

 

Rápidas

O espetáculo infantil Fábrica de Brinquedos está no Projeto Palco das Escolas, no Teatro da Uerj. Reserva para grupos, escolas e projetos sociais pelo e-mail divteatro.uerj@gmail.com e mais informações em facebook.com/teatrosUERJ *** A Feira de Artesanato no Passeio Shopping ficará montada até 31 de julho *** O Ponto de Leitura do Sesc volta ao Caxias Shopping neste sábado, das 14h às 18h *** O Windsor Oceânico Hotel, na Barra da Tijuca, recebe neste sábado o IV Simpósio Internacional de Uro-oncologia da Oncologia D’Or *** Para comemorar o Dia do Motorista, o Sest Senat realizará até sexta-feira atendimentos de saúde em mais 150 pontos do país. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Infraestrutura.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.