O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será condenado a 21 de outubro em uma prisão de Paris para começar a cumprir a sentença proferida em setembro pela Justiça francesa pelo crime de associação criminosa no caso que examinou os fundos recebidos por sua campanha eleitoral em 2007 do regime de Muammar Khaddafi.
Embora a condenação não seja definitiva, o juiz decidiu que Sarkozy deveria ser condenado à prisão. A data de sua admissão, confirmada na segunda-feira por fontes oficiais a vários meios de comunicação, incluindo “Le Monde” e Franceinfo, ainda não era conhecida. Seus advogados já anunciaram que solicitarão sua libertação em 21 de outubro.
Sarkozy, que também foi condenado por corrupção e tráfico de influência e é obrigado a usar uma pulseira eletrônica para evitar a prisão, sempre negou qualquer irregularidade e denunciou o que seria perseguição política contra ele nos tribunais.
“Se quiserem que eu durma na prisão, dormirei na prisão, mas com a cabeça erguida”, proclamou à mídia logo após saber de sua última sentença, que também inclui cinco anos de inabilitação política.
Europa Press
Leia também:
-
Na disputa geopolítica entre 2 grandes potências, América Latina deve adotar cautela
Pressão dos EUA diante de avanço da presença da China na América Latina exige cautela, analisa acadêmico do Uruguai. Por Andrea Penna.
-
ONU e União Europeia alertam para aceleração da anexação israelense na Cisjordânia
ONU e UE cobram que Israel contenha violência de colonos e suspenda ações de anexação e o deslocamento de palestinos na Cisjordânia
-
Valorização do ouro aumenta reservas da Rússia
O ouro agora representa 41,3% das reservas internacionais da Rússia, com alta de US$ 92 bi em 12 meses.
-
Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
Sob os efeitos da repercussão negativa que o seu tarifaço está provocando na inflação norte-americana, devido alta de preços, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que muito em breve vai reduzir as tarifas de importação que incidem sobre o café e algumas frutas. Ele, no entanto, não detalhou quais países produtores serão beneficiados […]
-
Indústria de metais não ferrosos da China passa por expansão
A indústria de metais não ferrosos reciclados da China registrou crescimento durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). A produção anual de metais não ferrosos reciclados deve atingir 20 milhões de toneladas este ano, de acordo com os dados mais recentes da indústria. A produção doméstica de metais não ferrosos reciclados cresceu a uma […]
-
Brasil e EUA avançam em negociações sobre tarifas comerciais
Mauro Vieira e Marco Rubio discutem avanços nas negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e EUA durante reunião no Canadá.






















