Sarkozy entrará na prisão em 21 de outubro, por conspiração na Líbia

Condenado por corrupção e tráfico de influência, ex-presidente é obrigado a usar pulseira eletrônica

459
Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês (foto de Rick Bajornas, ONU)
Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês (foto de Rick Bajornas, ONU)

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será condenado a 21 de outubro em uma prisão de Paris para começar a cumprir a sentença proferida em setembro pela Justiça francesa pelo crime de associação criminosa no caso que examinou os fundos recebidos por sua campanha eleitoral em 2007 do regime de Muammar Khaddafi.

Embora a condenação não seja definitiva, o juiz decidiu que Sarkozy deveria ser condenado à prisão. A data de sua admissão, confirmada na segunda-feira por fontes oficiais a vários meios de comunicação, incluindo “Le Monde” e Franceinfo, ainda não era conhecida. Seus advogados já anunciaram que solicitarão sua libertação em 21 de outubro.

Sarkozy, que também foi condenado por corrupção e tráfico de influência e é obrigado a usar uma pulseira eletrônica para evitar a prisão, sempre negou qualquer irregularidade e denunciou o que seria perseguição política contra ele nos tribunais.

“Se quiserem que eu durma na prisão, dormirei na prisão, mas com a cabeça erguida”, proclamou à mídia logo após saber de sua última sentença, que também inclui cinco anos de inabilitação política.

Espaço Publicitáriocnseg

Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg